Futebol

Para evitar novo Joel, África do Sul quer técnico com inglês fluente

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/TV

Durante um evento realizado neste sábado em Joanesburgo, a Federação Sul-Africana de Futebol (Safa) anunciou os critérios para a escolha do próximo técnico da seleção nacional. Entre os pré-requisitos apresentados, um pode chamar a atenção dos brasileiros: a obrigação de se falar um inglês fluente. Teoricamente, este ítem tiraria da disputa Joel Santana, que comandou a equipe entre 2008 e 2009.

 

Em sua passagem pelos Bafana Bafana, o brasileiro conquistou o quarto lugar na Copa das Confederações, mas também ficou marcado pela disposição em conceder entrevistas ao vivo em inglês, mesmo sem dominar a língua.

LEIA MAIS

Confira o melhor da programação esportiva para este fim de semana

Suas respostas a um repórter local, após o jogo contra o Iraque, viralizaram. Anos depois, Joel mostrou encarar o assunto com bom humor, e gravou alguns comerciais brincando com seu inglês cheio de sotaque.

Confira o vídeo da entrevista de Joel que viralizou durante a Copa das Confederações de 2009:

Sem comando

O cargo de técnico da seleção sul-africana está vago desde dezembro de 2016, quando Ephraim “Shakes” Mashaba foi demitido pela Safa. Segundo a entidade, o motivo da dispensa foi uma “grave insubordinação”.

No evento deste sábado, a federação anunciou os pré-requisitos para a vaga em uma apresentação de slides. O perfil do futuro técnico precisará estar de acordo com 11 ítens, como “estar disposto a utilizar recursos tecnológicos” e “conhecer a filosofia do futebol local”. Já o 11º tópico cita a “excelência em comunicação”, dando o inglês fluente como exemplo.

Atualmente, a África do Sul luta pela classificação à Copa do Mundo de 2018. Os Bafana Bafana estão em segundo lugar no grupo D das Eliminatórias, com os mesmos quatro pontos da líder Burkina Faso. Seu próximo compromisso na competição será em 28 de agosto, fora de casa, contra Cabo Verde.

Segundo o site da Safa, a seleção disputará amitosos nos dias 25 e 28 de março. Resta definir, entretanto, os adversários, os locais e, claro, o nome do novo técnico.