Ex-Palmeiras, Muñoz dá “dicas” para Borja ter sucesso no Verdão

Muñoz Palmeiras
Getty Images
No último dia 9, o Palmeiras anunciou a contratação do atacante Miguel Borja. O jogador de 24 anos assinou um contrato por cinco temporadas com o clube alviverde. O custo total da operação que possibilitou a sua vinda foi de US$ 10,5 milhões por 70% dos seus direitos econômicos. Principal reforço neste início de 2017, Borja se torna agora o sétimo colombiano a vestir a camisa do Verdão.

Entre os anos de 2000 e 2005, León Darío Muñoz Hernández, ou simplesmente Muñoz, passou momentos complicados quando esteve no Palmeiras. Fez parte do elenco rebaixado para a Série B sob o comando de Levir Culpi. Porém, foi um dos destaques na volta à elite do futebol nacional. Apesar da técnica nunca ter sido sua principal característica, ele compensava na raça e combatividade frente aos adversários.

LEIA MAIS:

BORJA REVELA PAPO COM GUERRA E MINA ANTES DE ACERTO COM O VERDÃO
GABRIEL JESUS É ZOADO POR NEYMAR NA WEB E ZÉ ROBERTO CAI NA GARGALHADA; VEJA

Questionado sobre qual conselho poderia dar a Borja para ter êxito em sua nova casa, Muñoz destaca “disciplina e dedicação” como ingredientes importantes para ter sucesso.

“O primeiro que se deve fazer é ser muito importante para a equipe de modo coletivo e se adaptar as exigências do futebol brasileiro, como a torcida e a responsabilidade que assume em cada clube. Se deve falar dentro de campo, se entregar pela camisa, ter disciplina, dedicação e corresponder as expectativas tão grandes para que consiga conquistar coisas grandes no Brasil”, afirmou Muñoz ao AS.

Muñoz também comentou sobre o grande número de jogadores colombianos presentes no Brasil. Para ele, isto se deve a escassez de atletas rápidos no país, qualidade esta que predomina na Colômbia.

“O futebol brasileiro teve uma transição muito grande nos últimos anos em que esteve carente de bons atacantes, com exceção de Neymar e Gabriel Jesus. No Brasil querem agora resgatar o futebol rápido, de habilidade e técnica e por isso tem optado por jogadores como Orlando Berrío e Jonathan Copete para poder suprir estas necessidades”, finalizou.

Borja deverá estrear pelo Palmeiras somente na Libertadores. Nesta quinta-feira, os comandados de Eduardo Baptista recebem o São Bernardo, às 19h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.