DESTAQUE

“Muralha Amarela” do Borussia Dortmund ficará fechada contra o Wolfsburg

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Borussia

Crédito: Reprodução / Facebook BVB

O Borussia Dortmund não poderá contar com a força da “Muralha Amarela” em sua próxima partida em casa pela Bundesliga. Contra o Wolfsburg, neste sábado, 18, a maior geral da Europa, com capacidade para quase 25 mil pessoas, ficará fechada.

A punição se dá por conta dos atos violentos de alguns torcedores aurinegros no último jogo realizado no Signal Iduna Park, em jogo contra o RB Leipzig. Na ocasião, torcedores visitantes foram agredidos com pedradas e garrafadas na entrada do estádio. Além disso, cartazes com mensagens de ódio foram expostas no setor sul do estádio contra torcida, diretores e até contra o dono do clube alemão.

LEIA MAIS
ZEBRA! Borussia Dortmund perde para o lanterna da Bundesliga
Borussia Dortmund ironiza muro de Donald Trump

A sentença foi anunciada na última sexta-feira, mas respondida pelo Borussia Dortmund apenas nesta segunda, 13. Além do fechamento do setor sul, onde fica localizada a “Muralha Amarela”, o clube deverá pagar 100 mil euros (cerca de R$ 330 mil) por conta dos incidentes na partida contra o RB Leipzig.

Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter

Por meio de nota em seu site oficial, o Borussia Dortmund afirma que aceita a punição e endossa a luta contra atos violentos de sua torcida, bem como de várias outras espalhadas em todo o mundo. A decisão, segundo o clube, “baseia-se na nossa convicção de que não é possível nem significativo realizar um debate sobre um assunto ‘razoável’, ‘necessário’, ‘adequado’ ou ‘perspicaz’ discutir a punição do ponto de vista jurídico no contexto da atual atmosfera carregada emocionalmente”, diz trecho da nota.

O Borussia enfatiza seu dever em aceitar a punição e afirma que, em caso de recusa, a situação poderia ficar ainda pior.”Também enxergamos o perigo de que a recusa da pena ou partes dela por parte do BVB poderia ser mal interpretada como a falta de condenação à má conduta dos torcedores. Esta impressão poderia ser fatal”.

PUNIÇÃO DESPROPORCIONAL

Apesar de aceitar a punição de bom grado, o clube alemão deixou claro entender que fechar toda a “Muralha Amarela” é uma decisão um tanto quanto “desproporcional”. Ainda de acordo com a nota, o clube justifica por entender ser “uma punição coletiva contra 25 mil espectadores, dos quais a maioria esmagadora não pode ser culpada ou acusada”.

De acordo com a federação alemã, a punição não se deu apenas por conta dos incidentes contra o RB Leipzig. A entidade afirmou que alguns torcedores do Borussia Dortmund também provocaram problemas nas partidas em casa contra o Mainz 05 e Hoffenheim, além do jogo contra o RB Leipzig fora de casa, no primeiro turno da Bundesliga.

Reprodução / Facebook BVB
Reprodução / Facebook BVB

Foto: Reprodução / Facebook BVB