DESTAQUE

NFL: confira o que vai rolar durante o mês de março na offseason

Publicado às

Colaborador do Torcedores

NFL Offseason

Crédito: Arte: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

A NFL está na offseason, ou seja: por enquanto, nada de jogos. Mas isso não significa que nada esteja acontecendo com a maior liga de futebol americano do planeta. Muito pelo contrário: as franquias correm contra o tempo para proteger algumas de suas estrelas, enquanto os jovens que sonham com uma oportunidade durante o draft passam pela última “entrevista” antes de ficarem disponíveis para a próxima temporada. Confira o que vai rolar neste mês de março na National Football League:

A offseason da NFL é longa, dura seis meses (neste ano, será de 6 de fevereiro à 6 de setembro), mas muita coisa acontece durante este período. E neste mês de março ocorrerá algumas ações importantes para o decorrer da temporada. Logo no primeiro dia do terceiro mês do ano, se encerra a Franchise Tag, mecanismo utilizado pelas equipes para proteger um determinado atleta que se tornará free agent, e desta forma, evitando que ele possa receber propostas dos concorrentes. Um exemplo claro neste ano ocorreu no Pittsburgh Steelers, já que o running back Le’Veon Bell era um desses casos e recebeu a “etiqueta”.

LEIA MAIS:
NFL: GIANTS RESCINDEM COM VICTOR CRUZ E RASHAD JENNINGS

Na primeira semana de março também ocorrerá o NFL Combine, uma espécie de vestibular onde é realizado vários testes com os principais atletas que saíram das universidades e que participarão do Draft, que será realizado no mês de abril. Esta é a última chance dos calouros chamarem a atenção das equipes. O Combine começa hoje (28/02) e vai até o dia 06 de março, onde os jogadores participam de sete testes onde é avaliado critérios como força, resistência, agilidade e velocidade.

Porém, ir bem no Combine não é garantia de sucesso para nenhum jogador quando este ingressar na NFL. Muitos atletas que chamaram a  atenção no evento da offseason, passaram despercebidos pela liga, e é lógico que o contrário também aconteceu várias vezes. Para exemplificar melhor, vamos usar aquele que é considerado um dos melhores jogadores da história da National Football League: sim, estamos falando de Tom Brady. Quando ele participou do Combine em 2000, seu desempenho foi o segundo pior entre os quarterbacks. Não é preciso dizer no que ele se transformou, não é mesmo? Confira abaixo um vídeo com a participação do “marido da Gisele” no evento de 2000.

Ainda neste mês, teremos uma data importantíssima: 09 de março, data onde o ano fiscal da NFL muda, e passa a valer para 2017. A importância desta data é crucial para a montagem dos elencos das franquias, já que é nela que é definido o teto salarial de cada equipe (que em 2016 ficou em torno de 150 milhões de dólares). Também é a partir desta data que os times podem começar a contratar os jogadores cujo contratos estão se encerrando, os famosos free agent.

Portanto, março promete ser um mês interessante para a montagem de elenco das franquias da NFL. Para os fãs da maior liga de futebol americano do planeta, vai valer a pena ficar de olhos bem abertos.