DESTAQUE

Opinião: Com estilo de Cuca, Palmeiras de Baptista faz sua melhor partida em 2017

Publicado às

Colaborador do Torcedores

eduardo baptista palmeiras

Crédito: Foto: Reprodução/Youtube

O Palmeiras venceu a Ferroviária por 4 a 1 neste sábado de carnaval, e, para muitos, realizou sua melhor partida sob o comando de Eduardo Baptista.

Não só pelo placar de 4 a 1, nem pelo gol de Miguel Borja, mas sim pelo estilo e a proposta de jogo apresenta, principalmente no primeiro tempo, quando o Verdão entrou com a seguinte formação: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos e Zé Roberto; Michel Bastos, Dudu e Keno; Willian.

O que podemos concluir é que Baptista utilizou e extraiu o que a equipe tinha de melhor em 2016: marcação alta, pressão e transição rápida da defesa ao ataque no esquema bastante utilizado por Cuca, o 4-2-3-1 ao invés do 4-1-4-1.

Uma característica foi Zé Roberto no meio, fazendo a dobra e ajudando Egídio na esquerda, similar ao que Tchê Tchê faz quando atua com Jean na direita. Do meio pra frente, Dudu sem posição fixa, com mais liberdade, e muitas jogadas pelas pontas, relembrando a última temporada com Guedes e o próprio Dudu.

Na primeira etapa o jogo só não se definiu por falta de capricho, em especial de Willian, que perdeu duas ou três oportunidades. Mas no quesito atuação, não deu chances para a Ferroviária, tendo 70% da posse de bola, e criando 7 oportunidades de gol em 9 arremates.

Na segunda etapa presenciamos outras características do elenco de Cuca: a jogada ensaiada no gol de Michel Bastos, além de um esquema ainda mais ofensivo, sem Thiago Santos e com a presença de Raphael Veiga ao lado de Michel Bastos e Zé Roberto, deixando a equipe mais leve do meio pra frente, relembrando a formação com Moisés, Tchê Tchê e Cleiton Xavier no meio, com Dudu, Guedes e Gabriel Jesus na frente.

Eduardo Baptista parece começar a enxergar as qualidades do time campeão brasileiro. Mas ainda é muito cedo para qualquer elogio. As próximas rodadas serão decisivas, principalmente com Libertadores no meio e clássicos.