Fitness

5 dicas para um treino para hipertrofia feminino efetivo

Publicado às

Especializada em testes laboratoriais de vitaminas e suplementos alimentares, a Labdoor é uma empresa independente com sede nos EUA, onde são avaliadas e divulgadas informações sobre toda a suplementação testada. O resultado das análises laboratoriais formam rankings de suplementos que ajudam os consumidores na hora de escolher o melhor suplemento para seus objetivos.

Treinamento de hipertrofia para mulheres

Será que as mulheres devem treinar da mesma forma que os homens? Quais as principais diferenças que devem ser consideradas? Veja 5 dicas valiosas para considerar no seu treino para hipertrofia feminino.

As mulheres enfrentam alguns desafios únicos de treinamento quando comparados aos homens. Considerar tais diferenças, especialmente quando no início do treino para hipertrofia feminino é fator crucial para garantir o desempenho ideal e a motivação em busca de resultados.

LEIA TAMBÉM: Os efeitos da glutamina na performance de jogadores de futebol

Conforme os níveis de força aumentam, as diferenças tendem a nivelar. Após 2 anos de treinamento, não há diferença entre homens e mulheres. No entanto, existem muitas características chaves para levar em consideração. Reunimos uma lista com 5 dicas importantes para mulheres que querem um melhor treino de hipertrofia feminino e obter resultados efetivos no ganho de massa muscular e definição.

5 dicas valiosas para um melhor treino para hipertrofia feminino

  1. Mulheres precisam de uma frequência maior de treinos do que os homens. A maioria necessita de uma frequência de pelo menos 3 dias por semana por grupo muscular para obter ganhos ótimos nas fases iniciais.
  2. As alterações nos níveis de hormônios endógenos e andrógenos exigem que o número de séries e exercícios deve ser menor. Maior frequência, menor repetição. Na maioria dos casos, o volume de treinamento por unidade de treinamento deve ser cerca de 20-35% menor.
  3. Quanto mais forte a mulher, mais intenso seu treinamento, assemelhando-se ao treino masculino. É mais difícil para as mulheres ganharem hipertrofia, não só por causa de níveis endógenos mais baixos de androgênios, mas também porque as mulheres têm apenas 60% do número de núcleos por fibra muscular do que os homens. A força é o grande equalizador.
  4. Mulheres têm tipicamente as pernas fortes, mas os membros superiores fracos. O treino para hipertrofia feminino deve ser elaborado de forma a compensar esta diferença, incluindo maior numero de repetições voltadas para os membros superiores.
  5. Um fator de grande relevância para resultados eficientes no treino de hipertrofia é a alimentação, o equilíbrio na ingestão de calorias. Ingerir muitas calorias levará ao ganho de gordura. Mas se você não consome calorias suficientes não terá o ganho de massa magra. Definir uma ingestão de calorias alvo é vital para perder gordura e ganhar massa muscular.

A principal dica em relação ao treino para hipertrofia feminino efetivo é consistência e disciplina. Criar uma rotina de exercícios e dieta é a chave para o sucesso.

Referências
 
LABDOOR: Treino de hipertrofia feminino: como obter os melhores resultados. Artigo disponível em: <http://labdoor.com.br/treino/treino-hipertrofia-feminino> Acesso em: 24/02/2017
 
OGASAWARA, Riki et al. Comparison of muscle hypertrophy following 6-month of continuous and periodic strength training. European journal of applied physiology, v. 113, n. 4, p. 975-985, 2013.(Artigo)