Futebol

Três ex-Corinthians entram em lista de melhores brasileiros que jogaram na Inglaterra

Publicado às

Jornalista com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação, Dialoog Comunicação e Comunicale.

Crédito: Crédito da foto: Divulgação/ Chelsea FC

Inspirado no bom início de Gabriel Jesus no Manchester City, o The Telegraph, um dos principais jornais da Inglaterra, elegeu os 60 melhores brasileiros que atuaram no futebol inglês nesta quinta-feira (9). Entre os nomes, os ex-Corinthians Willian, que hoje defende o Chelsea, o ex-jogador e, hoje, coordenador de seleções, Edu Gaspar, e Sylvinho, auxiliar de Tite na Seleção, figuram na lista.

Revelado na base do Corinthians, Willian deixou o clube em 2007 rumo ao Shaktar Donestki, da Ucrânia. Depois de cinco temporadas atuando em alto nível, o Chelsea desembolsou 37 milhões de euros. A publicação destaca a temporada 2015/16 do jogador, que defende a seleção brasileira brasileiro, como “o único que podia levantar a cabeça após uma defesa de título desastrosa” do clube Londrino.

LEIA MAIS
RODRIGUINHO DIZ QUE PLACAR MAGRO EM VITÓRIA DO CORINTHIANS NÃO “FALA O QUE FOI O JOGO”
CASAGRANDE SE EMOCIONA AO FALAR SOBRE DROGAS EM ENTREVISTA COM O FILHO; VEJA
CORINTHIANS ANUNCIA A DESISTÊNCIA DA CONTRATAÇÃO DE WILLIAM POTTKER

copa
Site oficial do Chelsea/Divulgação

Também cria da base do Timão, Edu – como era conhecido nos tempos de jogador, sem o sobrenome –, estreou no time profissional do alvinegro em 1998. Lá, participou das campanhas do bicampeonato brasileiro em 1998 e 1999, do Campeonato Paulista em 1999 e no Mundial de Clubes da Fifa em 2000. Se destacou e entrou na mira do Arsenal, da Inglaterra.

No futebol inglês, Edu ficou por cinco temporadas. E ganhou diversos títulos com a camisa dos Gunners. Foram dois títulos do Campeonato Inglês (2001/2002 e 2003/2004), o que o tornou o primeiro brasileiro a levantar o troféu de campeão britânico. Além disso, Edu participou das campanhas da Copa da Inglaterra em 2001/2002, 2002/2003 e 2004/2005, todas vencidas pelo Arsenal.

Getty Imagem
Getty Imagem

Na décima quarta posição, logo depois de Edu, aparece o lateral-esquerdo Sylvinho. Revelado pelo Corinthians, foi muito cedo para a Europa, onde começou a carreira no Arsenal. Depois, passou pelo Celta de Vigo antes de chegar ao Barça, onde conquistou quatro títulos nacionais, duas supercopas e duas Ligas dos Campeões. Já experiente, acertou com o City, mas pouco jogou.

Sylvinho afirma que não treinará o Corinthians
Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Em ordem, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Philippe Coutinho, Willian David Luiz, o lateral direito Rafael (hoje no Lyon), Ramires (hoje no Jiangsu Suning), Roberto Firmino e Lucas Leiva fecham o Top 10. Oscar, Belletti, Sylvinho, Edu, Gomes, Robinho, Anderson, Elano e dois jogadores menos conhecidos Emerson (Middlesbrough de 1996 a 1998) e Emerson Thome (zagueiro que rodou por times ingleses de 1997 a 2006) completam a lista.