MMA

UFC 208 vai inaugurar cinturão inédito; entenda

Publicado às

Amo escrever e entrei no Jornalismo desde o início com a intenção de fazer esporte e levar a presença feminina para um meio tão masculino. Amo futebol mas descobri nos últimos anos um amor enorme pelas lutas.

Crédito: Foro: GettyImages

A disputa do UFC 208 neste sábado, 11, contará com uma superluta entre duas campeãs de outras modalidades. Holly Holm e Germaine de Randamie disputarão o inédito cinturão dos peso-pena feminino. A categoria será disputada por mulheres de até 65,7kg. O peso-pena já vinha sendo pedido pelas mulheres há algum tempo e foi uma das principais bandeiras levantada pela lutadora Cris Cyborg, campeã da disputa até 66kg no Invicta FC, que luta pela criação da categoria há cerca de 10 anos mas foi deixada de fora da luta inaugural.

Em entrevista ao Combate.com, ela explicou que na verdade não tinha aberto mão da luta, como muitos jornais haviam dito. “Eu disse a eles que eu poderia lutar contra qualquer pessoa em março, mas preciso cuidar do meu corpo, para não citar o fato de que eu estou lidando com depressão grave, e não posso passar por outro corte de peso brutal como antes. Esta decisão é mais importante do que o cinturão ou a divisão, estou pensando na minha saúde.” O afastamento de Cyborg se deu devido a um corte de peso brusco antes de sua última luta, contra Lina Lansberg no UFC Fight Night 95, em 24 de setembro, que a deixou doente por alguns dias e a fez se afastar de seu antigo nutricionista, George Lockhart.

Como as lutas oferecidas a Cyborg seriam contra Holm ou de Randamie, o UFC decidiu colocar as duas na disputa inaugural. Holly Holm foi campeã do peso-galo quando derrotou Ronda Rousey, mas perdeu o título logo na primeira defesa contra Miesha Tate, e perdeu a luta seguinte para Valentina Shevchenko. Além disso, ela é ex-campeã de boxe em três categorias diferentes, conquistando 19 títulos mundiais, sete anos invicta e vários prêmios. Ela também teve uma breve carreira no kickboxing (duas vitórias em três combates). Já Germaine de Randamie tem 6 vitórias e 3 derrotas, vindo de duas vitórias seguidas, contra Larissa Pacheco e Anna Elmose. Ela é ex-campeã de kickboxing e muay thai, onde conquistou dez títulos mundiais em três categorias diferentes e se aposentou invicta, com 46 vitórias no mesmo número de lutas.

A categoria será a mais pesada entre as femininas, já que o Ultimate tem apenas os pesos palha (até 52,1kg) e galo (61,2kg) para as mulheres. Até agora o site oficial do UFC só mostra Holm e de Randamie na categoria. Nos homens,o peso-pena é representado por José Aldo, que tem o cinturão, Renan Barão, Max Holloway, BJ Penn, Godofredo Pepey e Anthony Pettis. A categoria dos pena masculino foi uma das que envolveu a grande polêmica em que Connor McGregor foi campeão de duas categorias do UFC ao mesmo tempo.