Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Análise: a temporada do Liverpool até o momento

Neste fim de semana, devido à data Fifa, não haverão jogos pela Premier League. Com isso, o Torcedores.com decidiu fazer uma análise do momento das principais equipes e a perspectiva para o final da temporada, e entre elas está o Liverpool.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Crédito da Foto: Reprodução/Facebook oficial do Liverpool FC

O tradicionalíssimo Liverpool tem uma campanha instável. Sem disputar competições europeias, esperava-se que o clube brigasse acirradamente pelos troféus nacionais, com foco no Campeonato inglês, que ainda não conquistou na era moderna do torneio.

LEIA MAIS
RELEMBRE A CAMPANHA DO REAL MADRID ATÉ AS QUARTAS DE FINAL DA CHAMPIONS
ENQUETE: AINDA É POSSÍVEL TIRAR O TÍTULO DA PREMIER LEAGUE DO CHELSEA?

No entanto, não foi bem o que aconteceu. Apesar do momentâneo quarto lugar na Premier League, que dá vaga à fase preliminar da Champions League, os Reds possuem dois jogos e apenas 4 pontos a mais que o Manchester United, quinto colocado, assim podendo ser ultrapassados pelos Red Devils quando estiverem com igualdade em partidas disputadas.

Nas copas, frustrações. Na da Liga Inglesa, foram eliminados nas semi finais para o Southampton. Na Copa da Inglaterra, cairam para o Wolverhampton ainda na fase 16 avos de final.

Essas “surpresas”, entretanto, tem sido comuns na temporada. Por mais surpreendente que seja, o Liverpool tem obtido melhores resultados contra as equipes mais fortes do que contra as mais fracas. No Campeonato Inglês, ainda não foram derrotados contra os 10 primeiros primeiros colocados, tendo uma campanha de líder. Diante dos 10 últimos, contudo, a campanha é apenas mediana.

O estilo de jogo proposto pelo treinador Jürgen Klopp tem enfrentado essa dificuldade. A filosofia de atuar ofensivamente, com posse de bola e marcação avançada, tem alcançado sucesso contra os adversários mais difíceis por estes buscarem também o ataque frequentemente, assim deixando mais espaços na defesa.

Já as equipes de menor poderio tendem a se fechar mais, dificultando a criação e aproveitando o contra-ataque dos vermelhos de Merseyside.

O comportamento também parece mudar drasticamente de acordo com o oponente: contra os grandes, se vê em campo muito foco e determinação, enquanto diante dos pequenos tem sido comum ver um time um tanto quanto despreocupado, acreditando que pode vencer a qualquer momento. Isso se percebe principalmente no setor defensivo, que cometeu falhas bisonhas em muitos dos tropeços até aqui.

Assim, a previsão é de que o Liverpool ainda tenha dificuldades até o final da temporada. Porém, a equipe deve continuar na briga pela classificação à Champions League, seu maior objetivo no momento.

A regularidade na reta final certamente será um fator determinante para que o time de Philippe Coutinho, Roberto Firmino e Sadio Mané alcance ou não sua meta.