Futebol

Atlético Itajaí desiste da Série B do Catarinense

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Equipe de Itajaí conquistou Série C catarinense em 2016. Foto: Divulgação/FCF

O Atlético Itajaí, campeão catarinense da Série C em 2016, não disputará o campeonato estadual da Série B em 2017. O clube itajaiense, fundado no ano passado, anunciou nesta quarta, 29, que desistiu de participar da competição. O Fluminense de Joinville, vice-campeão da Série C de Santa Catarina em 2016, irá substituir o Atlético Itajaí na segunda divisão. 

A falta de patrocinadores é apontada como um dos motivos que levaram os dirigentes do clube a desistir do campeonato. O regulamento da competição também pode ter contribuído para a decisão. Neste ano, a Série B de Santa Catarina, que começa no dia 2 de julho, será disputada por jogadores com até 23 anos. Os clubes poderão utilizar apenas cinco jogadores acima desta idade por jogo. O Atlético Itajaí foi um dos três clubes que votaram contra esta medida, junto com Marcílio Dias e Hercílio Luz, mas foi voto vencido.

Nas redes sociais, o clube se limitou a anunciar o pedido de licença e também informou que está com as atividades encerradas no momento.

A substituição do Atlético Itajaí pelo Fluminense foi noticiada através de nota oficial no site da Federação Catarinense de Futebol:

O Fluminense Futebol Clube, de Joinville, substituirá o Clube Atlético Itajaí na disputa do Campeonato Catarinense da Série B 2017. O clube itajaiense protocolou Ofício no último dia 24 de março na Federação Catarinense de Futebol manifestando sua licença pelo período de um ano.
Considerando o pedido oficial de licença do CA Itajaí, a Diretoria da FCF expediu a Resolução de Diretoria nº23/2017, que substitui as agremiações na referida competição. O ato administrativo é estabelecido conforme o artigo 89 da Lei 9.615/98 – Lei Pelé e o artigo 10, § 3º, da Lei 10.671/2003 – Estatuto de Defesa do Torcedor, que em competições regulares com mais de uma série deverá haver acesso e descenso e ainda conforme o regulamento específico das Série B e C do Campeonato Catarinense. O Fluminense FC, de Joinville, ingressa como participante do Catarinense Série B 2017, tendo sido vice-campeão do Catarinense Série C em 2016.