DESTAQUE

Brasil desbanca Paraguai e segue “impossível” nas Eliminatórias

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil segue impossível nas Eliminatórias Sul-Americanas sob o comando de Tite. Nesta terça-feira (28), a seleção derrotou o Paraguai pelo placar de 3×0, na Arena Corinthians e está cada vez mais próxima de confirmar matematicamente a vaga para a Copa do Mundo de 2018.

Com o resultado, os brasileiros chegaram a incríveis 33 pontos no torneio qualificatório para o mundial da Rússia, abrindo, momentaneamente, nove pontos em relação ao segundo colocado, que é a Colômbia, e outros treze em relação ao Equador, primeira seleção fora até mesmo da zona de repescagem. O Paraguai, por sua vez, permanece com 18 e está em sétimo.

LEIA MAIS:
VOCÊ CONHECE O NOME DOS ESTÁDIOS BRASILEIROS? FAÇA O TESTE!

Coutinho resolve

Como era de se esperar, o Brasil começou a partida tomando iniciativa e encurralando o Paraguai, que tinha proposta extremamente defensiva. Só que nas melhores oportunidades, os donos da casa pararam em Antony Silva, goleiro paraguaio. Duas delas em cobranças de falta de Neymar e outra em cabeçada à queima-roupa de Roberto Firmino.

No entanto, aos 33 minutos, não teve jeito. Em troca de passes envolvente, Paulinho deixou de calcanhar para Philippe Coutinho bater com a perna canhota, colocando no cantinho direito, rasteiro, sem qualquer chance de defesa para o arqueiro adversário, estava aberta a contagem do marcador a favor do Brasil na Arena Corinthians.

O gol caiu como um balde de água fria no Paraguai, que viu sua proposta de jogo ser comprometida em virtude do primeiro gol brasileiro. Isso porque, os visitantes precisariam mudar o estilo e sair mais para tentar o ataque. Quando tentavam, eram ineficientes na parte ofensiva.

Sempre Neymar

A etapa complementar começou com o Brasil tendo a chance de ampliar a vantagem. O árbitro marcou pênalti em lance duvidoso no qual Rojas derrubou Neymar dentro da área. O próprio camisa 10 brasileiro cobrou, porém parou em defesa do goleiro Antony Silva, que foi para o lado direito e espalmou.

Só que um bom jogador também precisa contra com a sorte. Após boa jogada individual pelo lado esquerdo ao deixar três marcadores na saudade, o atacante invadiu a área, trouxe para a perna direita e contou com desvio para tirar as chances do arqueiro defender e anotar o segundo dos brasileiros.

Neymar poderia ter guardado outro, porém o árbitro anulou de maneira correta o que seria o terceiro gol do Brasil. Depois disso, a partida viu os ânimos se exaltarem, os paraguaios se desentenderam com o camisa 10 brasileiro, que passou a ser “caçado” em campo.

O Brasil demonstrava tranquilidade para jogar, fazia tudo parecer tão fácil. Aos 40 minutos, em outra excelente tabela, Philippe Coutinho tocou para Paulinho, que deixou, novamente de calcanhar para Marcelo, que escapou pelo lado esquerdo e tocou com classe, por cobertura, na saída de Antony Silva, decretando o triunfo brasileiro por 3×0.

Próximos jogos

Na próxima rodada das Eliminatórias da América do Sul para Copa do Mundo da Rússia, em 2018, marcada para o dia 31 de agosto apenas, o Brasil recebe a seleção do Equador, enquanto o Paraguai vai até o Chile medir forças contra os donos da casa.