Extra-campo

Documentário sobre Rio Ferdinand vai ao ar nesta terça-feira, pela BBC One

Publicado às

Jornalista esportista. Colaborador sênior de São Paulo FC e futebol inglês no @Torcedorescom. Fifa é melhor que PES. Até o Mauro Beting sabe disso. No Twitter e no Facebook, @oluizmartins.

Crédito: Foto: Manchester United, divulgação

Nesta terça-feira, 28, às 21h (no horário inglês), o canal BBC One transmitirá o documentário “Rio Ferdinand: Being Mum And Dad”, que conta a história do ex-zagueiro do Manchester United como jogador profissional e reporta tudo o que tem acontecido em sua vida pessoal, após a aposentadoria.

São três Copas do Mundo disputadas pela seleção da Inglaterra e mais de 400 jogos pelos Red Devils, onde venceu a Premier League seis vezes, a Carling Cup duas, a FA Cup três, a Champions League e o Mundial Interclubes uma. Um atleta vitorioso, que começou no West Ham e passou por alguns outros clubes, como o Queens Park Rangers no final da carreira. Um personagem que as gerações da última década do século XX respeitam e já controlaram bastante durante as jogatinas de Winning Eleven.

O que pouca gente sabe é que Ferdinand viveu anos de escuridão e ainda luta contra os sintomas da depressão. Perdeu a esposa recentemente, vítima de câncer, e é pai de três filhos, uma menina e dois meninos. “Being Mum And Dad” mostrará a grande batalha que Rio vem enfrentando diariamente, também contra o álcool.

Muito querido na Inglaterra, não só no United, é um dos cada vez mais raros exemplos de profissionais que verdadeiramente amam e respeitam a camisa que vestem, daqueles que se dedicam com afinco pelo clube que defendem. Espécime ilustre que merece toda energia positiva que cada um de nós, apaixonados pelo esporte ou não, podemos enviar.

Assista ao trailer do documentário, divulgado pela BBC na semana passada: