Futebol

Eliminatórias da Oceania: fique LIGADO no que rolou na rodada

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação: Facebook Oficial / Oceania Football Confederation

Também rolaram jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 no outro lado do mundo. Nesta semana, dois jogos movimentaram a OFC (Oceania Football Confederation). Confira como funciona neste continente e o que aconteceu aqui, no Torcedores.com!

LEIA MAIS: COPA DO MUNDO 2018: SAIBA COMO ESTÁ A ÁFRICA NAS ELIMINATÓRIAS

COMO FUNCIONA
São 11 seleções e três fases. Na 1ª, as quatro piores ranqueadas na FIFA jogam entre si; a equipe vencedora esse ano foi a Samoa. Na 2ª fase, intercalando os melhores classificados, foram divididas as seleções em duas chaves de 4 cada; o último de cada grupo foi eliminado da disputa. Na 3ª etapa, duas chaves de 3 equipes cada disputam em turno e returno; os líderes de cada disputarão a vaga de repescagem intercontinental contra o 5º colocado da CONCACAF (América do Sul). Desse embate sai o garantido à Copa da Rússia.

NOVA ZELÂNDIA X FIJI
Com um convincente 2 a 0, os All Whites venceram em casa. Os dois gols foram do meio-campista Ryan Thomas, os seus primeiros gols internacionais. Thomas joga no PEC Zwolle, time da 1ª divisão holandesa. No Grupo A, os neozelandeses ficaram com 10 pontos – e garantiram a vaga na final das Eliminatórias OFC para a Copa da Rússia mesmo faltando dois jogos entre as outras seleções; Nova Caledônia tem 1 e Fiji, nenhum. Quer ver os gols do jogo? Confira aí:

 

TAITI X PAPUA NOVA GUINÉ
Com gols de Patrick Aisa e Raymond Gunemba, os papuásios venceram por 2 a 1, embolando todo o Grupo B. Faltando dois jogos entre Ilhas Salomão e Papua, a classificação fica:
Taiti: 6 pts, saldo de gol +4, gols pró 7
Papua Nova Guiné: 3 pts, SG -1, GP 3
Ilhas Salomão: 3 pts, SG -2, GP 1
Se houver dois empates nos próximos jogos, o Taiti vai às finais das Eliminatórias continentais. Caso Papua e Salomão ganhem 2 vezes ou vença uma e empate a outra, irá às finais. Se cada um vencer uma partida, o desempate é por (segundo esta ordem, caso persista o empate): saldo de gols; gols pró; diferença de gols nas duas partidas entre as equipes; e mais gols pró, contando o gol fora como dois.
O jogo foi transmitido pela TV franco-polinésia, confira:

 

As próximas rodadas serão em junho: pra cumprir tabela no grupo A e para gerar nervosismo no grupo B. As finais da OFC serão nos dias 28 de agosto e 5 de setembro. A disputa da vaga da Copa de 2018 com o 5º lugar da América do Sul é em novembro.