Palmeiras x Jorge Wilstermann: confira o retrospecto do Verdão contra os bolivianos

Nesta noite de quarta-feira pela Copa Libertadores da América, teremos o confronto entre Palmeiras x Jorge Wilstermann, partida válida pela segunda rodada do Grupo 5. E engana-se quem acha que as duas equipes nunca se enfrentaram: o caminho do Verdão já cruzou com o time boliviano na principal competição de clubes da América do Sul. Confira o retrospecto:

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Crédito: Montagem: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

O Palmeiras irá enfrentar nesta noite de quarta-feira, o Jorge Wilstermann pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Essa não será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam pela principal competição do continente: em 1974, as duas equipes se encontraram também pela fase de grupos, e enquanto no primeiro jogo, o “Aviador” levou a melhor jogando em casa e venceu por 1 a 0, e na segunda partida, no Parque Antarctica, o verdão venceu por 2 a 0.

LEIA MAIS:
PALMEIRAS X JORGE WILSTERMANN: VEJA PALPITES DE JORNALISTAS PARA O JOGO
CONHECE O JORGE WILSTERMANN? CONFIRA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O ADVERSÁRIO DO PALMEIRAS

Desde então, o Palmeiras jamais voltou a enfrentar o Jorge Wilstermann pela Libertadores, mas outros clubes bolivianos cruzaram o caminho dos palmeirenses, sendo que no total, foram dez confrontos do Verdão contra times da Bolívia, sendo que foram sete vitórias alviverde e três derrotas. Aliás, as derrotas foram sofridas sempre fora de casa: jogando diante de sua torcida, o time brasileiro sempre venceu.

O Jorge Wilstermann por sua vez, enfrentou clubes brasileiros em doze oportunidades, das quais venceu apenas uma vez (justamente o primeiro confronto contra o Palmeiras na Libertadores de 1974, em Cochabamba), empatou uma e perdeu as outras dez partidas. O time boliviano jogou seis vezes aqui no Brasil, e foi derrotado em todas as partidas.

Na atual edição da Libertadores, enquanto o Palmeiras estreou com um empate fora de casa diante do Atlético Tucuman, o Jorge Wilstermann goleou o Peñarol em casa por 6 a 2.

TODOS OS JOGOS DO PALMEIRAS CONTRA CLUBES BOLIVIANOS NA LIBERTADORES DA AMÉRICA:

1974: Jorge Wilstermann 1×0 Palmeiras (fase de grupos)

1974: Deportivo Municipal 0x1 Palmeiras (fase de grupos)

1974: Palmeiras 3×0 Palmeiras (fase de grupos)

1974: Palmeiras 2×0 Jorge Wilstermann (fase de grupos)

1995: Bolivar 1×0 Palmeiras (oitavas)

1995: Palmeiras 3×0 Bolivar (oitavas)

2000: Palmeiras 4×0 The Strongest (fase de grupos)

2000: The Strongest 4×2 Palmeiras (fase de grupos)

2009: Palmeiras 5×1 Real Potosí (pré libertadores)

2009: Real Potosí 0x2 Palmeiras (pré libertadores)