DESTAQUE

Paulistão 2017: sete clubes ainda lutam para fugir do rebaixamento; confira

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Classificação Paulistão 2017

Crédito: Crédito da arte: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

A primeira fase do Paulistão 2017 chegará ao fim na noite desta quarta-feira, com a realização da última rodada. Enquanto a briga pela classificação para a próxima fase já está praticamente encerrada, já que resta apenas uma vaga a ser definida, a briga para evitar o rebaixamento está acirrada: sete clubes ainda correm riscos. Confira o que cada clube precisa fazer para permanecer na primeira divisão do Campeonato Paulista:

Sete clubes ainda lutam para permanecerem na primeira divisão do futebol Paulista: Ituano, Red Bull Brasil, Ferroviária, Santo André, São Bento, São Bernardo e Osasco Audax. Dois deles serão rebaixados para a Série A2, e por isso, a disputa será intensa. Confira o que cada time precisa fazer para permanecer no Paulistão:

ITUANO: a equipe de Itu entrará em campo de olho nos dois extremos da tabela de classificação, pois está em briga direta contra o Botafogo de Ribeirão Preto pela última vaga para as quartas de final, e ao mesmo tempo, corre o risco de ser rebaixado. Para se classificar, o Ituano precisa vencer o Red Bull Brasil em casa e torcer por uma derrota do Pantera para a Ferroviária. No caso da luta para evitar o rebaixamento, a situação é bem mais simples: basta um empate para equipe de Itu, que pode até mesmo perder, que ainda tem chances de escapar, já que seria necessário que São Bernardo, Santo André, Ferroviária e São Bento, vencessem seus jogos para o Ituano ser rebaixado. Não é uma combinação impossível, mas temos que dizer, que seria muito azar…

RED BULL BRASIL: a equipe de Campinas tem doze pontos, e caso vença a partida desta noite contra o Ituano em Itu, garante a sua permanência. Em caso de empate, o Toro Loko precisará secar o São Bernardo e o São Bento. Se for derrotado nesta noite em Itu, além de secar as duas equipes citadas anteriormente, será preciso torcer contra Santo André e Ferroviária. A situação do Red Bull é bem parecida com a do ituano, adversário desta noite.

FERROVIÁRIA: a equipe de Araraquara tem uma situação bem semelhante a do Red Bull Brasil, já que tem os mesmos doze pontos. A Locomotiva terá como adversário nesta última rodada da primeira fase do Paulistão 2017, o Botafogo, em Ribeirão Preto, equipe que precisa de um empate para garantir a sua presença na próxima fase da competição. Enquanto a vitória garantiria a permanência da Ferroviária, com o empate, o time de Araraquara terá que secar São Bernardo e São Bento. Se for derrotada, a Ferroviária terá que adicionar na lista dos times que precisam tropeçar nesta rodada, o Santo André.

SANTO ANDRÉ: com onze pontos ganhos, o Ramalhão vai encarar na noite desta quarta-feira, o Osasco Audax, último colocado na classificação geral do Paulistão 2017, e que também está na luta para escapar do rebaixamento. O time do ABC Paulista garante sua permanência na Série A1 em caso de vitória no jogo desta noite. Caso o time consiga apenas empatar, terá que torcer para que São Bernardo ou São Bento não consigam vencer. Se for derrotado, terá que torcer pela derrota de São Bernardo ou São Bento, para se manter na elite do futebol paulista.

SÃO BENTO: o time de Sorocaba tem dez pontos ganhos, e terá pela frente nesta noite de quarta-feira, o Mirassol, fora de casa. Para escapar do rebaixamento, uma vitória fora de casa pode ser o bastante, apesar que o time precisará ficar de olho no saldo de gols caso o São Bernardo e as demais equipes que estão na luta para evitar o descenso, também consigam vencer suas partidas. Em caso de empate, a solução será torcer para que o Bernô não consiga vencer o São Paulo. Em caso de uma derrota, só uma vitória do Tricolor Paulista evitará o rebaixamento do time de Sorocaba.

SÃO BERNARDO: o time do ABC entrará em campo dentro da zona de rebaixamento, já que é penúltimo colocado na classificação geral com dez pontos, mas saldo de gols pior que o do São Bento. O Bernô é a unica equipe entre aquelas que lutam contra o rebaixamento, que terá pela frente um dos grandes clubes do estado, o São Paulo, que por sua vez, é o único entre os grandes que ainda não garantiu sua classificação na primeira posição do seu grupo. Para escapar do rebaixamento, o Tigre precisará vencer a partida desta noite e torcer para que pelo menos um dos quatro clubes que está a frente dele na tabela de classificação (São Bento, Santo André, Ferroviária ou Red Bull Brasil) não consiga vencer nesta noite. Se empatar, o São Bernardo terá que torcer para que o Bentão ou o Ramalhão seja derrotado. Se o time do ABC paulista for derrotado, só escapará da Série A2 se o São Bento perder por uma diferença de gols maior do que ele (por exemplo, se o São Bernardo perder por 1 gol de diferença, terá que torcer para o São Bento perder por 2 gols de diferença).

OSASCO AUDAX: de todos os clubes, com certeza é o que tem a situação mais complicada. Último colocado na classificação geral do Paulistão 2017, o Audax terá que derrotar o Santo André em casa, e ainda torcer para que São Bernardo ou São Bento não consiga vencer. Qualquer outro resultado que não seja a vitória, o time de Osasco será rebaixado automaticamente para a Série A2.

LEIA MAIS:
PAULISTÃO 2017: CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA APÓS O TÉRMINO DA 11ª RODADA