Universidad Católica x Flamengo: confira o retrospecto do Mengão contra os chilenos

Teremos hoje a noite (15/03) no estádio San Carlos de Apoquindo, o confronto entre Universidad Católica x Flamengo, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. E o Mengão terá a chance de esquecer o retrospecto ruim que possui diante dos chilenos na principal competição de clubes do continente, e alcançar a sua segunda vitória em dois jogos disputados.

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Crédito: Montagem: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

O Flamengo terá um grande desafio nesta noite de quarta-feira: vai encarar o Universidad Católica fora de casa, no Chile, uma equipe que além de ter conseguido um empate contra o Atlético-PR em plena Arena da baixada na primeira rodada, tem um bom retrospecto contra o Mengão.

LEIA MAIS:
JOGADOR DO FLAMENGO É ÍDOLO DA UNIVERSIDAD CATÓLICA
RELEMBRE O ÚLTIMO CONFRONTO ENTRE U.CATÓLICA E FLAMENGO

O primeiro confronto entre Flamengo e um clube chileno, foi justamente em uma final de Copa Libertadores: em 1981, o Mengão encarou na decisão o Cobreloa, em uma final que teve três partidas. Enquanto o rubro negro venceu o primeiro jogo em casa por 2 a 1, na partida de volta no Chile, acabou sendo derrotado por 1 a 0, o gerou uma terceira partida, que foi disputada em Montevidéu. E em terras uruguaias, o time brasileiro levou a melhor e venceu por 2 a 0, conquistando desta forma, seu único título da principal competição de clubes da América do Sul.

Porém, depois dessa grande conquista, os encontros entre o Flamengo e os clubes chilenos não foram tão agradáveis: na Libertadores de 2002, o Mengão encarou na fase de grupos o Universidad Católica, adversário desta noite, e acabou sendo derrotado nos dois jogos em que se enfrentaram, tanto no Rio, quanto no Chile.

Em 2010, na fase de grupos, o Mengão teve pela frente além do Universidad Católica, outra equipe chilena: o Universidad do Chile. E não foi fácil, já que o time carioca não conseguiu vencer nenhuma partida contra os chilenos, inclusive, foi derrotado nas duas partidas fora de casa. Ainda assim, o Flamengo se classificou para as fases seguintes, e reencontro a Universidad do Chile nas quartas de final, onde novamente, não teve sorte: perdeu o primeiro jogo em casa por 3 a 2, e apesar de conseguir vencer fora de casa por 2 a 1, foi eliminado por conta da quantidade de gols fora de casa.

No total, foram onze jogos entre Flamengo e clubes chilenos, e o rubro negro tem 4 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. Se jogando em casa, o retrospecto do Mengão não é muito favorável, com duas vitórias, um empate e duas derrotas, jogando no Chile é ainda pior: uma vitória e quatro derrotas. Contra o Universidad Católica, adversário desta noite, foram quatro jogos, dos quais o time brasileiro venceu apenas um e perdeu os outros três.

Confira abaixo todos os jogos do Flamengo contra equipes chilenas na história da Libertadores da América:

1981: Flamengo 2×1 Cobreloa (Final)

1981: Cobreloa 1×0 Flamengo (Final)

1981: Flamengo 2×0 Cobreloa (Final – partida disputada em Montevidéu)

2002: Flamengo 1×3 Universidad Católica (fase de grupos)

2002: Universidad Católica 2×1 Flamengo (fase de grupos)

2010: Flamengo 2×0 Universidad Católica (fase de grupos)

2010: Universidad do Chile 2×1 Flamengo (fase de grupos)

2010: Flamengo 2×2 Universidad do Chile (fase de grupos)

2010: Universidad Católica 2×0 Flamengo (fase de grupos)

2010: Flamengo 2×3 Universidad do Chile (quartas)

2010: Universidad do Chile 1×2 Flamengo (quartas)