Torcedores – Notícias Esportivas

Melhor da 1ª fase, Palmeiras busca quebrar LONGO tabu no Paulistão

Neste domingo, o Palmeiras começa sua caminhada na fase mata-mata do Campeonato Paulista em série contra o Novorizontino pelas quartas de final. Como fez melhor campanha na fase inicial, o time comandado por Eduardo Baptista tem a vantagem de decidir o confronto em casa. Se confirmar o favoritismo até uma possível final, seguirá jogando a partida decisiva em seu território.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

LEIA TAMBÉM:
Palmeiras define substituto de Barrios e fecha elenco para fase final do Paulistão

Opinião: Vai fazer umas “liçõezinhas” de história, sr. Jadson! Jogou aonde?
Presidente do Palmeiras monta diretoria com bases de Nobre, mas fortalece Mustafá; entenda

O que pouca gente sabe é que ter feito a melhor campanha na primeira fase não vem significando muita coisa na história recente do Paulistão. Desde 2010, quando o Santos de Neymar, Ganso e Robinho se sagrou vencedor, nenhum clube que foi o melhor no começo do Estadual confirmou o favoritismo no desfecho da competição.

Em 2011, o São Paulo, melhor da fase inicial, caiu nas semifinais para o Santos. No ano seguinte, o Corinthians de Tite foi eliminado ainda nas quartas pela Ponte Preta. Novamente o Tricolor não fez jus ao melhor desempenho inicial e caiu nas semifinais de 2013 para o Corinthians, nos pênaltis.

Em 2014, o Santos foi surpreendido pelo Ituano na grande final decidida nos pênaltis. Na temporada seguinte, o Corinthians novamente caiu antes da hora, dessa vez para o Palmeiras, também nas penalidades, assim como no ano passado, diante do Audax.

ANOMELHOR FASE INICIAL CAMPANHA MATA-MATA CAMPEÃO
2010SANTOS CAMPEÃO SANTOS
2011SÃO PAULOSEMIFINALSANTOSe
2012CORINTHIANSSEMIFINALSANTOS
2013SÃO PAULOSEMIFINALCORINTHIANS
2014SANTOSVICE-CAMPEÃOITUANO
2015CORINTHIANSSEMIFINALSANTOS
2016CORINTHIANSSEMIFINALSANTOS
2017PALMEIRAS??

Na classificação geral, o Palmeiras avançou às quartas do Paulistão com 25 pontos, contra 24 do Corinthians. Santos e Ponte Preta vêm sem seguida, com 22. O São Paulo foi o quinto melhor da primeira fase, com 20.

Os confrontos de semifinais serão decididos exatamente pela pontuação acumulada, já que o 1º encara o 4º, enquanto o 2º desafia o 3º de melhor campanha geral. Os dois clubes com mais pontuação na semifinal fazem o jogo decisivo em casa.