DESTAQUE

OPINIÃO: Athletic Bilbao mostrou a força do San Mamés contra o Las Palmas

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Facebook La Liga

Tendo apenas jogadores nascidos no País Basco em seu elenco e diferindo do poderio econômico em contratações dos principais times da Espanha, o Athletic Bilbao reforçou que está inteiro na briga por uma das duas vagas da Liga Europa no Campeonato Espanhol e conta com um aliado para conseguir esse objetivo: o estádio San Mamés.

Nesta sexta-feira (13), diante de seu torcedor, Los Leones não deu qualquer chance para o Las Palmas, aplicando goleada por 5×1. Em 20 minutos de jogo, já vencia por 3×1, com uma ótima atuação de Muniain e Iñaki Willians, isso sem falar do experiente Aduriz, que continua um goleador implacável aos 36 anos.

LEIA MAIS:
DYBALA RENOVA COM A JUVENTUS APÓS GRANDE ATUAÇÃO DIANTE DO BARCELONA

Prova da força do San Mamés se dá pelos números de Aduriz lá. Na atual temporada, dos 22 gols anotados pelo atacante, 20 deles aconteceram perante sua torcida. Se forem contabilizados todos os tentos desde a inauguração do estádio em 2013, ele foi responsável por 70% dos gols.

Além disso, o Athletic Bilbao é o segundo melhor mandante do Campeonato Espanhol, atrás apenas do Real Madrid. Conquistou quase 74% dos pontos quando jogou em casa, ou seja, foram 39 dos 53 pontos somados no San Mamés. Em número de vitórias, é o melhor em casa ao lado dos Merengues, com 12.

O Las Palmas era um adversário chato, mesmo tendo conquistado apenas seis dos 39 pontos fora de casa, faz temporada consistente dentro do que é possível para ele. Acabou envolvido pelo Athletic ainda nos primeiros minutos e o rápido Iñaki Willians mostrou porque é tão cobiçado no mercado europeu. Aliado a ele, o ótimo Muniain e o matador Aduriz não deram qualquer chance à equipe de Ilhas Canárias e massacraram por 5×1.