Opinião: Por que Guilherme Arana é o melhor jogador do Corinthians em 2017?

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Alguns torcedores do Corinthians torceram o nariz no início do ano quando Guilherme Arana assumiu a lateral-esquerda, setor ocupado nas duas últimas temporadas por Uendel, negociado com o Internacional.

Revelado nas categorias de base alvinegra, o jovem atleta de 19 anos superou a desconfiança, virou titular absoluto após retornar do Sul-Americano pela seleção brasileira Sub-20 e vem sendo uma das principais peças no esquema do técnico Fábio Carille nestes três primeiros meses de temporada. Diria que, no momento, é o atleta que tem melhor performado e o mais regular.

VEJA MAIS:
Com Corinthians, Globo registra alta em audiência no mata-mata do Paulistão 
Agente diz que torce por interesse do Corinthians em lateral, mas diz: “Nada de concreto” 

Mesmo sendo um dos mais jovens do elenco, Arana tem mostrado em campo a maturidade de um veterano. Pelo menos, nos primeiros compromissos decisivos de 2017 não sentiu a pressão. Na magra vitória sobre o Botafogo-SP (1 a 0) que colocou o Timão na semifinal do Paulistão, o camisa 13 confirmou a evolução com mais uma boa atuação. Já havia sido assim, quatro dias antes quando participou diretamente de um dos gols corintianos na vitória sobre a Universidad de Chile (2 a 0), na Arena, pela primeira fase da Sul-Americana.

Arana aperfeiçoou a questão da marcação, o seu ponto mais frágil quando subiu ao elenco profissional em 2015, e não perdeu a capacidade ofensiva. O torcedor alvinegro já acostumou a vê-lo praticando diversos lençóis e canetas nos adversários, ajudando o time a quebrar forte marcação. No Paulistão, nenhum outro jogador do elenco deu mais assistências do que ele. Foram quatro passes para gol em 10 jogos disputados. Ele também se destaca em desarmes certos. Segundo o Footstats, o lateral é o vice-líder do time (24) neste quesito.

O torcedor espera que o lateral-esquerdo mantenha o mesmo padrão de atuações na sequência da temporada e que permaneça por mais tempo no Parque São Jorge. Arana deve receber proposta europeia no meio do ano e é forte candidato a sair.



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)