Futebol

Análise tática: o que esperar do Grêmio contra o Fluminense?

Publicado às

Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio enfrenta o Fluminense na noite desta quarta-feira (17), às 21h45 (horário de Brasília), na Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Conseguir um bom resultado dentro de casa e de preferência sem tomar gols será importante para o time decidir a vaga às quartas de final daqui a duas semanas no Maracanã.

Como de costume, Renato Gaúcho não divulgou a escalação. Mas o time não deve ter surpresas. A tendência é que o esquema 4-2-3-1 seja mantido. Em relação à vitória sobre o Botafogo (2 a 0), na estreia do Brasileirão, uma mudança está confirmada: o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, com luxação no ombro direito, dá lugar a Cortez, que precisará ter cuidado redobrado com a marcação.

VEJA MAIS:
Com mudança, veja a provável escalação do Grêmio contra o Fluminense
Ex-técnico da base do Grêmio revela como fez trio valer R$ 370 milhões 

O Fluminense é um time muito veloz. A boa notícia para os gremistas é a ausência do atacante Wellington Silva, vetado por conta de dores no púbis. Sem ele, o clube carioca perde em qualidade na chegada ao ataque. Mesmo assim, os defensores vão precisar ter uma atenção especial para diminuir os espaços.

O Grêmio deve apostar na troca de passes e na paciência para furar a forte marcação adversária. Se repetir a atuação do final de semana, tem tudo para deixar a Arena com um ótimo resultado e deixar a classificação à próxima fase encaminhada.

O Tricolor Gaúcho, muito provavelmente, terá dois volantes (Michel e Arthur lado a lado), Ramiro pela meia direita, Luan novamente centralizado, sendo o armador enquanto Bolaños se recupera de lesão, Pedro Rocha aberto pela ponta-esquerda e Lucas Barrios isolado no ataque.

Renato deve escalar a seguinte formação: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez, Michel e Arthur; Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.

football formations