Futebol

Clubes procuram ex-árbitros para orientar jogadores e analisar partidas

Publicado às

Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Crédito: Eduardo César Coronado Coelho presta serviços ao Náutico com orientações e análises Foto: Allan Simon/Torcedores.com

Os árbitros brasileiros começam a ter novas oportunidades depois do fim de suas carreiras. Os clubes estão procurando os homens do apito para analisar as arbitragens de suas partidas e também trabalhar com os jogadores. A ideia é fazer palestras e aconselhamentos aos atletas das equipes profissionais e também na formação dos futuros craques.

O paulista Eduardo César Coronado Coelho, que trabalhou por 25 anos como árbitro, agora presta serviços ao Náutico. “Eles me procuraram para fazer esse trabalho de observação das arbitragens dos jogos do clube, mas também para falar com os atletas”, contou Coronado, que atualmente também é comentarista de arbitragem em emissoras de rádio e TV, além de apitar jogos da AFIA (Associação de Futebol Internacional Amador).

LEIA MAIS
ESTÁDIO DE FUTEBOL AMADOR EM PORTUGAL TEM ESTRUTURA IMPRESSIONANTE; VEJA FOTOS 
LEMBRA DELES? ÁRBITROS DO FUTEBOL BRASILEIRO APITAM TORNEIO DE MASTERS EM PORTUGAL

“Foi muito legal quando eu cheguei para uma palestra com os atletas do Náutico, muitos já tinham atuado em partidas que eu apitei, me reconheceram, foi bem bacana”, disse o ex-árbitro. Coronado já foi procurado por outros clubes para o serviço, que ele presta de maneira pontual.

“Vários clubes estão fazendo isso, o Sálvio Spinola está trabalhando, Wagner Tardelli, outros ex-árbitros também. A ideia é que isso comece a pegar em todo o país. É uma forma de dar mais oportunidades a quem encerra a carreira”, disse Coronado, em entrevista ao Torcedores.com durante a realização da Copa AFIA Portugal 2017, na região do Algarve.

Sobre a Copa AFIA

A Copa AFIA Portugal 2017 de futebol master está em sua terceira edição reunindo 18 equipes em duas categorias de idades diferentes. O torneio é realizado na região do Algarve e terá a final de cada categoria disputada em um dos estádios que receberam jogos da Eurocopa 2004, na cidade de Faro, no próximo dia 4 de maio.

Na categoria Gold, são 12 equipes com jogadores nascidos até 1967. Na Diamond, são seis times na briga pelo título com atletas nascidos até 1957. Os times podem inscrever entre 16 e 25 jogadores, além da comissão técnica. Todos os jogos estão sendo transmitidos ao vivo pela AFIA TV na internet, no endereço www.afiasoccer.com/afiatv. O Torcedores.com acompanha e faz a cobertura completa do torneio.

* O repórter viajou a Portugal a convite da organização