Futebol

Copa AFIA termina edição 2017 em Portugal com alta média de gols

Publicado às

Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Crédito: Foto: Allan Simon/Torcedores.com

A Copa AFIA Portugal 2017 foi um sucesso não apenas como evento e organização, mas também como competição dentro de campo. Os 22 jogos que o torneio recebeu em duas categorias diferentes entre os dias 30 de abril e 4 de maio tiveram um total de 62 gols marcados. Isso gera uma média de 2,81 gols por partida.

As maiores goleadas da competição aconteceram tanto na categoria Gold, para atletas amadores acima dos 50 anos, quanto na Diamond, para jogadores acima dos 60. Na primeira, a goleada por 6 a 0 aconteceu justamente no mata-mata da semifinal, com a vitória do Minas Brasília Tênis Clube sobre o Bagaço. A equipe brasiliense viria a ser a campeã com mais uma goleada, por 4 a 0, sobre o BH. Uma ajuda e tanto para a média de gols do torneio.

Na Diamond, a goleada surgiu na primeira fase e veio do jogo entre o UNO (União Nova Orleans) e o Beira Mar, de Portugal. O time brasileiro levou a melhor e também inflou a média de gols da Copa AFIA Portugal 2017.

Por outro lado, a competição também registrou um empate sem gols. Mas foi apenas um, entre Lagoa e Minas Tênis Clube, na primeira rodada, logo após a cerimônia de abertura. Nos demais jogos, muitos gols e festa dos campeões. O Minas Brasília levou o título na Gold, enquanto o G-40 de Novo Hamburgo-RS venceu na Diamond.

Sobre a Copa AFIA

A Copa AFIA Portugal 2017 de futebol master teve sua terceira edição reunindo 18 equipes em duas categorias de idades diferentes. O torneio foi realizado na região do Algarve e teve a final de cada categoria disputada em um dos estádios que receberam jogos da Eurocopa 2004, na cidade de Faro.

Na categoria Gold, foram 12 equipes com jogadores nascidos até 1967. Na Diamond, seis times fizeram a briga pelo título com atletas nascidos até 1957. Os times puderam inscrever entre 16 e 25 jogadores, além da comissão técnica. Todos os jogos foram transmitidos ao vivo pela AFIA TV na internet, no endereço www.afiasoccer.com/afiatv. O Torcedores.com acompanhou e fez a cobertura completa do torneio.

* O repórter viajou a Portugal a convite da organização