Futebol

Copa de futebol amador tem canal próprio e transmite jogos ao vivo pela internet

Publicado às

Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Crédito: Foto: Allan Simon/Torcedores.com

Quem viveu o futebol até o começo dos anos 2000 sabe a dificuldade que existia para ver um jogo do seu time do coração ao vivo pela televisão. Mais de 15 anos depois, o cenário é totalmente diferente. O futebol amador, antes restrito aos eventos fechados, as peladas de empresas e jogos da tradicional várzea, agora também ganha espaço com transmissões ao vivo pela internet. A Copa AFIA, competição brasileira disputada em diversas partes do mundo, tem um canal próprio no YouTube e transmite todos os jogos que realiza, com direito a narração e comentários. 

Realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio na região do Algarve, a terceira edição da Copa AFIA Portugal está sendo exibida pela AFIA TV. Os jogos são narrados pelos locutores Edmar Ferreira, conhecido pelas transmissões em webrádios e também pelo trabalho jornalístico no jornal Gazeta de Limeira, e Sidney Botelho, âncora da Rede Gospel, narrador da webrádio Premium Esportes e mestre de cerimônias.

LEIA MAIS
CAMPEONATO EM PORTUGAL TRANSFORMA FUTEBOL AMADOR EM CLIMA DE “COPA DO MUNDO”
LEMBRA DELES? ÁRBITROS DO FUTEBOL BRASILEIRO APITAM TORNEIO DE MASTERS EM PORTUGAL

Para Botelho, o fato de haver transmissões ao vivo pela internet de uma competição de viés amador serviu para aproximar o público mais ligado aos jogadores da competição. “A integração com o público estão mais práticas e rápidas através de todos os mecanismos de redes sociais da AFIA, os torcedores e familiares interagem mais com a gente nas transmissões”, disse o narrador.

Edmar, também conhecido pelo bordão “Pimba”, ressalta que as transmissões estão ganhando qualidade e já possuem até replay, um mecanismo antes só visto nas competições profissionais em grandes emissoras.

“A imagem está melhor, tem replay, as condições de trabalho estão melhores, a visão do campo é espetacular, a equipe técnica é muito competente. Essa é a edição mais completa”, disse Edmar Ferreira. A equipe conta ainda com o comentarista José Carlos Keiber, da Rádio ABC de Novo Hamburgo-RS.

Sobre o torneio

A Copa AFIA Portugal 2017 de futebol master está em sua terceira edição reunindo 18 equipes em duas categorias de idades diferentes. O torneio é realizado na região do Algarve e terá a final de cada categoria disputada em um dos estádios que receberam jogos da Eurocopa 2004, na cidade de Faro, no próximo dia 4 de maio.

Na categoria Gold, são 12 equipes com jogadores nascidos até 1967. Na Diamond, são seis times na briga pelo título com atletas nascidos até 1957. Os times podem inscrever entre 16 e 25 jogadores, além da comissão técnica. Todos os jogos estão sendo transmitidos ao vivo pela AFIA TV na internet, no endereço www.afiasoccer.com/afiatv. O Torcedores.com vai acompanhar e fazer a cobertura completa do torneio.

* O repórter viajou a Portugal a convite da organização