Futebol Sul-Americano

Copa Libertadores em noite de possíveis definições

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto/reprodução

O Botafogo de Futebol e Regatas foi a campo ontem em busca de garantir sua vaga na próxima fase da Copa Libertadores, mas os alvinegros foram surpreendidos pelo ataque veloz do Barcelona do Equador e pela grande noite da defesa adversaria e foram derrotados em pleno Nilton Santos pelo placar de dois a zero. A derrota atrapalhou os planos de classificação dos cariocas, mas a situação ainda é bastante confortável no grupo 1 do torneio. E os outros brasileiros? Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Flamengo e Palmeiras entram em campo essa noite buscando seu lugar nas oitavas de final da maior competição do continente, todos pela quinta rodada.

Começando pelo jogo do Chile, às 19:30, Deportes Iquique e Grêmio duelam no estádio Zorro del Desierto, pelo grupo 8. Um empate fora de casa garante os gaúchos na próxima fase e deixa seus rivais, dependendo do resultado do outro jogo da chave, em caso de vitória do Guarani do Paraguai sobre o Zamora da Venezuela no jogo que acontece amanhã, os chilenos estarão eliminados. O time comandado por Renato Gaúcho terá os desfalques de Edílson, Maicon e Miller Bolaños, em compensação técnico terá a volta do volante Michel que volta depois de suspensão.

Pelo grupo 6, também no mesmo horário, o Atlético Mineiro, joga fora de casa só que nesse caso é contra os bolivianos do Sport Boys. Em caso de vitória o Galo praticamente se classifica, a confirmação poderá vir amanhã caso o time do Libertad tropece diante do Godoy Cruz na Argentina. Roger Machado, treinador do time mineiro, não poderá contar com Marlone, meio campo importante no esquema tático do comandante, com isso a dúvida surge quanto ao seu substituto. Otero e Cazares disputam a vaga no time titular.

No jogo das 21:00 o Atlético Paranaense joga em casa contra os argentinos do San Lorenzo buscando encaminhar, ou até mesmo já sair classificado da Arena da Baixada. Para que isso aconteça o Flamengo precisa vencer a Universidad Católica no Maracanã. O treinador do Furacão, Paulo Autuori, tem o desfalque já confirmado de Jonathan e a dúvida com relação a condição física de Nikão. Caso o último não jogue, Felipe Gedoz será seu substituto nessa partida importante. No banco a boa nova é a volta de Pablo que pode pintar a partir do segundo tempo.

Às 21:45 Flamengo e Universidad Católica jogam a vida na competição. O confronto direto, pode dar a classificação aos brasileiros em caso de vitória e para os chilenos, a chance de ficar muito perto da vaga e deixar os rivais em situação complicada. O Rubro-negro carioca só depende de si para disputar as oitavas de final e com isso conta com ajuda do Maracanã lotado para se encher de ânimo. Em casa o Flamengo ganhou do San Lorenzo (4 x 0) e do Atlético Paranaense (2 x 1). O técnico Zé Ricardo não contará com as presenças do meia Diego, machucado e Rômulo machucados, o último saiu antes mesmo do término da partida contra o Fluminense no domingo por conta de uma lesão no joelho.

O quinto jogo da noite é entre Palmeiras e Jorge Wilstermann da Bolívia e o jogo acontece na casa dos bolivianos. A vitória do time brasileiro deixa-o classificado e de quebra como líder da chave 5. As novidades do time para esse jogo são as entradas de Thiago Santos, devido a uma punição recebida por Felipe Melo depois da confusão da semana passada no Uruguai, e a disputa entre Michel Bastos e Egídio que poderão jogar no lugar de Zé Roberto que não viajou com a equipe por conta de uma tendinite. A outra possível mudança será a saída do badalado colombiano Miguel Borja, cedendo lugar à Willian na posição de centroavante do time, ele que entrou no segundo tempo contra o Peñarol e atuou muito bem fazendo dois gols.

Os jogos dessa noite com certeza vão dar o que falar: muita emoção para os times brasileiros, que esperam ao final de suas partidas respirarem fundo com suas classificações garantidas, se não confirmadas, pelo menos encaminhadas para os jogos que restam para eles.