DESTAQUE

A falta de craques na Itália e as possíveis promessas

Publicado às

Colaborador do Torcedores

O futebol da Itália é conhecido mundialmente por sistemas defensivos de alto nível e jogadores técnicos no meio de campo.

Com méritos, a seleção da Itália conquistou quatro Copas do Mundo e os times italianos têm 12 troféus de UEFA Champions League. Além disso o país já revelou grandes craques do futebol mundial, mas onde foi parar a renovação?

LEIA MAIS:
TIMES FRANCESES SÃO “FREGUESES” DE ITALIANOS NA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Cada vez mais é possível observar jogadores estrangeiros em maioria nos jogos do campeonato italiano. Uma prova disso é o ranking de artilheiros dos últimos anos na Serie A. Da edição de 2011 até a atual, apenas Ciro Immobile, em 2013-14 jogando pelo Torino, foi artilheiro isolado e nasceu no país. Até mesmo na seleção italiana, o número de estrangeiros naturalizados tem aumentado, perdendo toda a característica da história do futebol local.

Os amantes do futebol na bota temem pelas gerações futuras. Se hoje é difícil encontrar atletas de alto nível, é difícil saber o que podemos esperar dos próximos anos. Mas quais são os jogadores de até 23 anos que podem brilhar no futuro?

Goleiros:
Gianluigi Donnarumma – 18 anos – Milan

Donnaruma é considerado um dos goleiros mais promissores do futebol mundial. Ele estreou pelo Milan com apenas 16 anos de idade. Sucessor de Buffon na seleção, o jovem já defendeu a Itália em três oportunidades. Seu primeiro jogo pelo país tetracampeão mundial foi com apenas 17 anos, o mais jovem goleiro a jogar pela azzurra.

Simone Scuffet – 20 anos – Udinese

Scuffet é mais um goleiro promissor da Itália. Surgiu com muita expectativa na temporada 2013-14, com apenas 17 anos. Na temporada seguinte teve alguns problemas com lesões e suas atuações não impressionaram, virando reserva do grego Karnezis. Na última temporada foi emprestado ao Como, onde voltou a jogar bem, voltando ao elenco da Udinese no campeonato 2016-17.

Alex Meret – 20 anos – SPAL (emprestado pela Udinese)

O jovem goleiro italiano também foi revelado na base da Udinese, onde estreou na Serie A em 2015-16. Na temporada atual jogou emprestado ao SPAL, que fez ótima campanha contando com belas defesas de Meret.

Emil Audero – 20 anos – Juventus

Revelado nas categorias de base da Juventus, Audero foi promovido ao time principal na atual temporada. Nascido na Indonésia, o jovem é considero o sucessor de Buffon na meta do time de Turim.

Pierluigi Gollini – 22 anos – Atalanta (emprestado pelo Aston Villa)

Gollini é mais um goleiro promissor de um país conseguido por revelar ótimos jogadores na posição. Nas categorias de base passou por Fiorentina e Manchester United. Fez sua estréia no futebol profissional defendendo o Hellas Verona, na temporada 2014-15. Em julho do ano passado foi contratado pelo Aston Villa, onde fez 20 jogos. Atualmente defende a Atalanta por empréstimo.

Lorenzo Crisanto – 19 anos – Roma

Goleiro titular dos times juvenis da Roma, time de muita tradição nos torneios de base. Com apenas 19 anos sonha em defender o time profissional da capital. É uma das esperança do time giallorosso para os próximos anos.

Laterais:

Davide Calabria – 20 anos – Milan

Calabria é um jovem lateral-direito do Milan, que também pode atuar pelo lado esquerdo. Bom na marcação, como é tradição nos laterais italianos, Calabria também possui muita qualidade na hora de atacar. Passou por todas as seleções de base da Itália, desde a sub-17 até a sub-21, em que joga atualmente.

Nicola Murru – 22 anos – Cagliari

Revelado pelo Cagliari, clube que defende até hoje, Murru é um lateral-esquerdo de velocidade, que fez sua estréia pelo time profissional com apenas 16 anos de idade em 2011. Também passou por todas as categorias de base da seleção. Com 22 anos já começa a sair do patamar de revelação e precisa se firmar como uma realidade.

Andrea Conti – 23 anos – Atalanta

Conti é um lateral-direito que tem os cruzamento como ponto forte. O jogador de 23 anos foi revelado pela Atalanta, mas atuou emprestado por Perugia e Virtus Lanciano. Titular absoluto da surpresa do atual campeonato italiano, Conti já marcou 7 gols no italiano, um verdadeiro lateral-artilheiro.

Adam Masina – 23 anos – Bologna

Nascido no Marrocos, o lateral-esquerdo Masina foi revelado pelo Bologna mas fez sua estréia profissional no modesto Giacomense, na serie C2 do campeonato italiano. Naturalizado italiano, defendeu as seleções de base do país.

Federico Dimarco – 19 anos – Empoli (emprestado pela Internazionale)

Revelado na Internazionale, o jovem lateral-esquerdo passou pelas seleções de base da Itália, desde a sub-15 até a sub-20, que defende atualmente. Antes de chegar por empréstimo ao Empoli, Dimarco defendeu o Ascoli, também cedido pelo time de Milão.

Giuseppe Pezzella – 19 anos – Palermo

Lateral-esquerdo de velocidade e boa estatura, com 1.85m, Pezzella é revelado pelo Palermo, clube que faz péssima campanha no atual campeonato italiano. Com isso pode acabar mudando de equipe na próxima temporada, para tentar se firmar no cenário nacional.

Antonio Barreca – 22 anos – Torino

Um dos destaques do atual elenco do Torino, o lateral-esquerdo chegou a atuar emprestado ao Cittadella e ao Cagliari, sendo titular nos dois times. Na atual temporada voltou ao clube em que foi revelado. Em dezembro do ano passado, foi escolhido o melhor jovem jogador do ano pela USSI (Unione Stampa Sportiva Italiana, em italiano).

Luca Pellegrini – 18 anos – Roma

Revelado pela Roma, Luca é irmão de Lorenzo Pellegrini, também revelado no time da capital e que atualmente defende o Sassuolo. O lateral-esquerdo de apenas 18 anos coleciona títulos nas categorias de base e é considerado uma promessa para o setor defensivo do clube da capital nas próximas temporadas.

Zagueiros:


Filippo Romagna – 19 anos – Brescia (emprestado pela Juventus)

O zagueiro que pertence à Juventus passou pelas categorias de base do Rimini, antes de chegar ao time de Turim. Atualmente defende por empréstimo o Brescia na Serie B e a equipe sub-20 da Itália.

Daniele Rugani – 23 anos – Juventus

Rugani é um ótimo zagueiro que já está saindo da categoria promessa para a realidade. Revelado pela Juventus, o zagueiro de 1.88m atuou no Empoli por empréstimo de duas temporadas, onde se destacou e voltou ao maior campeão italiano. Rugani já defendeu a seleção principal da Itália em duas ocasiões.

Alessio Romagnoli – 22 anos – Milan

Revelado pela Roma, o zagueiro é visto como o futuro da zaga italiana, ao lado de Rugani. Antes de chegar ao Milan na temporada passado, Romagnoli jogou por empréstimo da Roma à Sampdoria na temporada 2014-15. Canhoto, é considerado como um zagueiro técnico e de boa saída de bola.

Riccardo Marchizza – 19 anos – Roma

O jovem zagueiro coleciona troféus nas categorias de base. Marchizza, que defende a seleção sub-19 da Itália, chegou a ser relacionado para o time principal da Roma em algumas ocasiões e fez sua estréia na atual temporada em jogo válido pela Liga Europa. É sem dúvidas um jogador muito promissor que deve ter mais minutos de jogo nas próximas temporadas.

Mattia Caldara – 23 anos – Atalanta vai para a Juventus

O zagueiro de 23 anos é mais um que vai mudando do patamar de promessa para realidade. Titular da Atalanta, que faz ótima campanha no atual campeonato italiano, Caldara chegou a atuar por Trapani e Cesena antes de retornar para o time de Bergamo.


Meias:

Manuel Locatelli – 19 anos – Milan

Locatelli é um meia promissor que chegou às categorias de base do Milan com apenas 11 anos, vindo da Atalanta. Em abril do ano passado estreou pelo time titular com apenas 18 anos de idade. Defende as seleções de base da azzurra desde a sub-15 até a sub-21. O meia de bom passe, é presença constante nos jogos do Milan na atual temporada.

Luca Clemenza – 19 anos – Juventus

O jovem meia defende os times de base da Juventus e é considerado um jogador de muito talento. Camisa 10 tradicional, Clemenza tem ótima visão de jogo e bons passes. Um verdadeiro meia clássico.

Rolando Mandragora – 19 anos – Juventus

Revelado pelo Genoa, Mandragora atuou com destaque pelo Pescara na última temporada na serie B. Com atuações de destaque, chamou atenção da Juventus, clube que defende atualmente mas onde teve somente uma chance para mostrar seu futebol, atuando apenas por quatro minutos. O volante de boa marcação e com ótima saída de bola, defende a seleção italiana sub-21.

Alberto Grassi – 22 anos – Atalanta (emprestado pelo Napoli)

Revelado pela Atalanta, o volante que também pode atuar na defesa, estreou na equipe titular da Atalanta em 2014. Em janeiro do ano passado chamou a atenção do Napoli, que o contratou por 10 milhões de euros. Sete meses depois voltou para a Atalanta por empréstimo. É um dos destaques do time titular de Bergamo, que faz bela campanha na serie A.

Stefano Sensi – 21 anos – Sassuolo

Sensi é um volante franzino, de apenas 1.68m. Por ser baixo tem como principais características o posicionamento e a saída de bola. Revelado pelo Cesena, atuou pelo San Marino Calcio, antes de chegar ao Sassuolo. Teve participação nas seleções sub-17 e sub-20 da Itália.

Lorenzo Pellegrini – 20 anos – Sassuolo

Irmão mais velho de Luca Pellegrini, Lorenzo também foi revelado pela base da Roma. Com poucas chances no time da capital, foi contratado pelo Sassuolo por apenas 1,25 milhões de euros. Em seu contrato existe uma cláusula de recompra que pode ser exercida se a Roma bancar 8 milhões de euros. O meia é titular absoluto do Sassuolo e da seleção italiana sub-21.

Roberto Gagliardini – 23 anos – Inter

Com 1.88m, o volante de ótima estatura e bom poder de marcação, é mais um talento revelado na base da Atalanta. Contratado pela Internazionale na atual temporada, já chegou jogando e é presença constantes nos jogos do time de Milão. Antes de ser vendido pela Atalanta, atuou por empréstimo por Cesena, Spezia e Vicenza.


Bryan Cristante – 22 anos – Atalanta (emprestado pelo Benfica)

Revelado pelo Milan, Cristante fez sua estréia pelo clube rossonero em 2011, com apenas 16 anos de idade. Em 2014 foi contratado pelo Benfica, onde teve poucas oportunidade e foi emprestado para outras equipes. Antes de chegar à Atalanta na atual temporada, atuou por Palermo e Pescara.

Hachim Mastour – 18 anos – Zwolle (emprestado pelo Milan)

Nascido em Reggio Emilia na Itália, Mastour é a ovelha negra desta lista, já que mesmo após defender a seleção sub-16 da Itália, optou por jogar pela seleção principal de Marrocos, país de origem de seus pais. Chamado por muitos de ‘novo Cristiano Ronaldo’, Mastour atuou na última temporada emprestado ao Málaga. Atualmente defende o Zwolle, também em contrato de empréstimo.

Federico Bernardeschi – 23 anos – Fiorentina

Mais um com a idade limite da lista. Com 23 anos Bernardeschi já faz parte das convocações para a seleção principal da Itália. O meia de velocidade e ótimo drible, foi revelado na própria Fiorentina, onde é destaque na temporada atual com 11 gols marcados. Na temporada 2013-14 atuou pelo Crotone por empréstimo.

Leonardo Capezzi – 22 anos – Crotone (emprestado pela Sampdoria)

Capezzi também foi revelado pela base da Fiorentina. Com poucas chances atuou por Varese e Crotone, antes de chegar à Sampdoria. No clube da Ligúria também teve poucas oportunidade e novamente foi emprestado ao Crotone, onde é titular absoluto.

Vittorio Parigini – 21 anos – Bari (emprestado pelo Torino)

Revelado pelo Torino, Parigini foi emprestado para Juve Stabia, Perugia e Chievo, antes de chegar ao Bari, também por empréstimo. O meia destro é considerado uma promessa pelo clube de Turim, que espera o retorno dele em breve. Parigini tem passagens pelas seleções de base da Itália, desde a sub-16 até a sub-21.

Marco Benassi – 22 anos – Torino

Titular absoluto e destaque do Torino, Marco Benassi foi revelado pela Inter de Milão. O capitão da equipe de Turim também já fez parte de convocações para a seleção italiana.


Atacantes:

Andrea Belotti – 23 anos – Torino

Belotti já é considerado uma realidade e desperta interesse de grandes clubes do futebol mundial. O artilheiro do Torino foi revelado pelo Albinoleffe e também atuou pelo Palermo. Belotti briga pela artilharia do atual campeonato italiano e também faz parte da seleção principal do país.


Moise Kean – 17 anos – Juventus

Kean é o mais jovem da lista. Em novembro do ano passado fez sua estréia no time principal da Juventus, com apenas 16 anos, tornando-se o primeiro jogador nascido a partir do ano 2000 a jogar na serie A. Nascido na Itália, mas com raízes na Costa do Marfim, Kean é um jogador de muita habilidade e ótima finalização. Faz parte da atual seleção sub-17 da Itália e é uma das principais esperanças do país no futuro.

Riccardo Orsolini – 20 anos – Ascoli (vai para a Juventus)

Orsolini é uma meia-atacante de muita qualidade. Tem como pontos fortes o drible e a velocidade, além de uma boa finalização. Revelado pelo Ascoli, o jovem jogador já tem contrato firmado com a Juventus para a próxima temporada. O time de Turim desembolsou 6 milhões de euros na contratação, valor que pode ser aumentado para 10 milhões se algumas metas forem cumpridas. O camisa 11 do Ascoli faz parte da seleção sub-20 italiana.

Andrea Favilli – 19 anos – Ascoli (emprestado pelo Livorno)

Companheiro de Orsolini no Ascoli, Favilli é um jovem centroavante revelado pelo Livorno. Na última temporada foi emprestado à Juventus. Na temporada atual é titular do comando de ataque do Ascoli e faz parte da seleção italiana sub-21.

Domenico Berardi – 22 anos – Sassuolo

Jogador de extrema habilidade, com ótimos dribles, visão de jogo e finalização, Berardi é presença constante na lista de reforços da Juventus, mas a cada ano demonstra o interesse em permanecer no Sassuolo, único clube que defendeu desde que foi revelado. Considerado uma das maiores promessas da Itália, Berardi ainda não atingiu o que se espera dele, talvez por ser considerado um jogador problema. É o maior artilheiro da história do Sassuolo.

Edoardo Soleri – 19 anos – Roma

Soleri é mais uma promessa da base da Roma. O centroavante de ótima estatura, com 1.92m tem na finalização e no cabeceio os seus pontos fortes. Foi relacionado para o time principal da Roma com apenas de 17 anos e fez sua estréia em jogo válido pela UEFA Champions League.

Marco Tumminello – 18 anos – Roma

Tumminello é a maior aposta das categorias de base da Roma. Já foi relacionado em algumas partidas da equipe principal e fez sua estréia com apenas 17 anos, em um jogo válido pelo campeonato italiano. Jogador de explosão e ótima finalização com os dois pés, Tumminello coleciona títulos na categoria de base do time da capital.

Daniele Verde – 20 anos – Avellino (emprestado pela Roma)

Mais uma revelação da Roma, Verde foi emprestado para o Frosinone e para o Pescara antes de chegar ao Avellino na atual temporada. O atacante que atua pelos lados do campo tem na velocidade o seu ponto forte. Verde passou pelas seleções de base sub-19, sub-20 e sub-21.

Gianluca Scamacca – 18 anos – Sassuolo

O centroavante grandalhão de 1.95m, também foi revelado pela Roma. Após uma passagem de pouco sucesso pelo PSV da Holanda (onde atuou somente nos times de jovens), Scamacca voltou à Itália para defender o time de base do Sassuolo.