Automobilismo

Inaugurada a praça Ayrton Senna do Brasil

Publicado às

Jornalista formado, amante do futebol, santista e roadie nas horas vagas. Santos FC e Rock n Roll sempre!

Crédito: © Mariana Caramez

Dia primeiro de Maio. Além de ser feriado, a data é lembrada por muitos com bastante emoção. A 23 anos, o Brasil e o mundo perdia um dos seus grandes ídolos no autódromo de ímola, Ayrton Senna. Desde aquela data, várias homenagens são feitas ao Tricampeão. Na última segunda feira, em São Paulo, foi inaugurada a “Praça Ayrton Senna do Brasil” no bairro do Paraíso, ao lado do Parque Ibirapuera.

O evento, organizado pela Prefeitura de São Paulo, teve a presença de autoridades como o prefeito João Dória e a presidente do Instituto Senna, a irmã do piloto, Viviane Senna.

“Esta manhã linda está parecendo uma manhã de domingo. Aquelas manhãs maravilhosas em que a gente sentia o coração bater mais rápido e via a nossa bandeira tremulando no lugar mais alto do pódio” disse Viviane, no evento.

Um das várias atrações é o monumento de bronze “Velocidade, Alma e Emoção”, de 2,5 toneladas, criado em 1995 pela artista Melinda Garcia. Antes, a obra estava na entrada do túnel que leva o nome do piloto. Foi retirada de lá e restaurada para ficar em um ponto alto da praça. O nome da praça foi dado graças ao grito do narrador Galvão Bueno, que nas vitórias de Senna, sempre soltava o grito “Ayrton Senna do Brasil!”.

Ayrton Senna faleceu após o carro chocar-se violentamente contra um muro, na no curva de Tamburello, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, pelo grande prêmio de San Marino de 1994.

O endereço é Rua Curitiba, número 290.