Levantamento indica que goleiro do Grêmio é um dos melhores do mundo

O torcedor gremista pode estar seguro que não será por falta de um grande goleiro que o clube perderá títulos esse ano. Marcelo Grohe, cria da base do Grêmio e titular absoluto da equipe desde 2014, foi reconhecido como um dos melhores goleiros do mundo em uma pesquisa feita pelo FutLAB, instituto do jornalista Maurício Barros, blogueiro e comentarista da ESPN, e pelos economistas Celso Toledo, Fábio Moraes e Marco Antônio, especialistas em estatísticas.

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Crédito: Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial de Marcelo Grohe

O levantamento é baseado especificamente em números, que foram divididos entre quesitos indispensáveis para a posição de goleiro. As estatísticas são oriundas da Opta, parceira da ESPN, que levou em conta todas as competições oficiais de clubes e seleções a partir de 2013, excetuando jogos sem caráter oficial.

LEIA MAIS:

“Vai voltar à elite”, diz Galvão Bueno sobre participação do Inter na Série B

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Gre-Nal virtual: ex-volante do Grêmio e Edenílson trocam farpas na internet

Atacante “gordinho” do Novo Hamburgo faz sucesso na web após título

Itens como “saída de bola”, “acerto de passes” e “pênaltis defendidos” foram analisados. O goleiro do Grêmio teve destaque nos seguintes quesitos: “Defesas cara a cara”, onde é o segundo melhor, empatado com Oblak, do Atlético de Madrid, e também é o segundo que toma menos gols por partida e que toma menos gols a cada chute do adversário.

“Temos aqui que Oblak não é apenas o goleiro que toma menos gols por jogo, mas aquele também que toma menos gols a cada chute do adversário (considerando tanto finalizações totais como finalizações corretas). O destaque aqui é o gremista Marcelo Grohe, que aparece em segundo lugar em ambas as estatísticas”, diz um trecho da pesquisa, que pode ser lida inteiramente aqui.

Outro goleiro brasileiro que também aparece com destaque no levantamento é Diego Alves, do Valência. Ele é reconhecido por ser um grande pegador de pênaltis da atualidade. Tanto Diego quanto Marcelo Grohe já foram lembrados na seleção brasileira e brigam por uma vaga entre os três na Copa do Mundo na Rússia, no ano que vem.