Futebol

Nainggolan: O meia mais completo da atualidade

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Nainggolan

Crédito: Reprodução / Facebook Roma

É preciso destacar o jogador Radja Nainggolan.

A temporada de 2016-17 vai chegando ao fim nos grandes continentes europeus e mais uma vez a Roma tem grandes chances de acabar atrás da Juventus na Serie A. Os resultados não atingiram as expectativas da torcida, mas é preciso destacar um jogador do elenco do time da capital italiana: Radja Nainggolan, que completou 29 anos no último dia 4 de maio.

LEIA MAIS:
ANÁLISE: ROMA E NAPOLI ENFRENTAM O ADVERSÁRIO MAIS FORTE. JUVENTUS SERIA CAMPEÃ EM TODAS AS GRANDES LIGAS

O belga é invocado, cheio de tatuagens, se entrega em campo e não desiste de nenhum lance. Nascido na Antuérpia, o meia mudou seu estilo de jogo, agora aquele jogador antes considerado limitado, que jogava ‘apenas’ com raça, é um dos meias mais completos da Europa. Não é coincidência que a cada janela de transferências seja especulado em outros times do velho continente. O treinador do Chelsea, Antonio Conte, já declarou que gostaria de contar com o jogador em sua equipe, mas se depender da vontade dos torcedores romanistas e do próprio belga, ele deve permanecer na Roma por mais alguns anos.

Na temporada atual, Nainggolan vem se destacando não só pela marcação implacável, mas também por aparecer com qualidade no ataque, fazendo gols e dando assistências. O meio-campista já balançou as redes em 13 oportunidades, um número bem alto se comparado aos outros anos da carreira dele. A melhor marca era a do ano passado, com 6 gols feitos.

Mas para chegar ao patamar que alcançou, o “ninja” (apelido do meia por seus traços orientais e pela bravura) passou por muitas dificuldades. Ainda criança foi abandonado pelo pai, um imigrante indonésio e foi criado sozinho pela mãe Lizy. Ela é uma das razões de Nainggolan jogar sempre com muita vontade e nunca desistir, afinal criou sozinha Radja e seus quatro irmãos.

O polivalente jogador foi revelado pelo antigo Germinal Beerschot Antwerpen, atual Beerschot AC, atuando na sequência por Piacenza e Cagliari. Porém nessa época, já na Itália, Nainggolan teve o maior sofrimento de sua vida, com a morte da mãe devido a um câncer de pulmão.

Além de ‘ninja’, Nainggolan também tem outro apelido: Nainggolazzo, algo como Naingolaço em italiano. O meia é chamado assim pois a maioria de seus gols realmente são verdadeiras pinturas, quase sempre em chutes muito potentes de fora da área.

A cada ano o camisa quatro se torna mais querido pelo torcedores da Roma, não só pela vontade e qualidade em campo, mas também por suas declarações de ódio à Juventus. Há pouco mais de 2 meses ele disse que recusou ofertas do clube de Turim, afirmando que nunca jogaria pelos rivais: “Recusei ofertas altas, poderia ter ido, mas sou contra a Juventus desde que eu nasci. Mesmo quando jogava pelo Cagliari, eu já odiava eles”.

Outro fato curioso sobre o jogador é que apesar de correr demais e ser incansável dentro de campo, ele é fumante e gosta de aproveitar a noite. Parece improvável um jogador que tenha esses gostos consiga correr o tanto que ele corre, mas segundo o próprio jogador, ele só quer aproveitar a vida e não pensar em futebol 24 horas por dia. Mas se engana quem pensa que ele é solitário e não liga para a família. Radja é o melhor amigo de sua irmã gêmea Riana, que também é jogadora de futebol e atua pelo time feminino da Roma. Além disso ele é casado com Claudia Nainggolan e tem duas filhas, pelas quais é apaixonado e um verdadeiro pai-coruja.

Nainggolan é sem dúvidas um dos melhores meio-campistas de toda a Europa, e fora de campo também parece ser um dos melhores personagens do futebol. O desejo da torcida da Roma é que na próxima temporada ele continue a evoluir e ajude o clube a conquistar títulos.