Novo golpe por WhatsApp atinge torcedores de clubes brasileiros

Os usuários do WhatsApp devem ficar atentos. Um novo golpe pelo aplicativo faz com que, supostamente, a pessoa personalize seu celular com as cores do seu clube de coração, mas na verdade se trata de mais um golpe para roubar dados através do aplicativo de mensagens.

Carlos Lemes Jr
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/WhatsApp

O golpe consiste no recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo do WhatsApp, convidando o usuário a clicar no anúncio da promoção para poder personalizar a rede social com o tema de seu clube. Mais de 2 milhões de pessoas, em todo Brasil, já caíram na fraude.

LEIA MAIS
CARTOLA FC: CAIO RIBEIRO DIZ QUAIS SÃO SUAS APOSTAS PARA 2017

“Além de ter uma antivírus capaz de detectar páginas maliciosas, o conselho é que o usuário adote um comportamento preventivo ao navegar na internet como, por exemplo, manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado, só fazer download de apps em lojas oficiais, como a Google Play, e desconfiar de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa. É importante também que ele não compartilhe com seus amigos em suas redes sociais promoções sem antes verificar sua veracidade”, explica em contato com o Torcedores.com, o gerente de segurança digital, Emílio Simioni.

Ao clicar no link relacionado ao seu clube, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar o suposto serviço para oito amigos ou dez grupos via WhatsApp e também é induzido a preencher seus dados em serviço de SMS pago para, só então, poder baixar o falso pacote de personalização. Com essa iniciativa, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um grande número de vítimas.

Simioni diz ainda, que o principal prejuízo para a vitima é o financeiro.

“Caso os usuários tenham caído no golpe e se cadastrado, ou não sabem se caíram, a recomendação é que verifiquem junto a suas operadoras se tiveram seu celular cadastrados em serviços de sms pagos e solicitem o cancelamento”, completa o gerente de segurança.

Segundo levantamento da empresa especializada em segurança na internet, PSafe, 400 mil torcedores do Flamengo; 382 mil torcedores do Palmeiras e 358 mil do Corinthians, já foram vítimas desse roubo de informações e ao todo 15 clubes brasileiros estão sendo utilizados pelos hackers para aplicar o novo golpe.