A primeira vez que Pelé usou a camisa do gigante da colina, foi há quase 60 anos. No dia 19 de junho de 1957, Vasco e Santos fizeram um combinado, para participar da Taça Morumbi, um torneio amistoso internacional com partidas no Rio e em São Paulo. Na época, o time principal do Vasco estava em excursão na Europa, e alguns jogadores foram cedidos para o combinado. Em duelo contra o Belenenses de Portugal, o Vasco-Santos venceu por 6 a 1. Pelé deixou três.
LEIA TAMBÉM:
Torcedor, você sabe quais são os maiores artilheiros do seu time? Confira:
Veja a evolução do rosto de Neymar nos jogos PES e FIFA
Advogado penal dispara: “Poder judiciário cometeu gravíssimo erro ao manter goleiro Bruno preso”
Delator revela que partidos tinham nome de times de futebol, em planilhas da Odebrecht
As outras duas vezes que Pelé vestiu o uniforme vascaíno também foram durante o torneio. No dia 22/06/1957, o combinado Vasco-Santos enfrentou o Dínamo de Zagreb (da antiga Iugoslávia). A partida terminou 1 a 1. O gol dos brasileiros foi do rei.
A terceira oportunidade que o rei do futebol vestiu a camisa do Vasco foi contra o arquirrival do alvinegro carioca, o Flamengo. No dia 26/06/1957, o jogo também acabou empatado em 1 a 1. Mais uma vez, o gol do combinado foi de Pelé.
O combinado ainda jogou uma quarta vez, no embate com o São Paulo, no estádio Morumbi. Desta vez, contudo, utilizaram o uniforme do Santos.