Futebol

Opinião: Além da arbitragem danosa, mau futebol custou derrota do Grêmio

Publicado às

Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Grêmio

Foto: Grêmio

Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio conheceu na noite desta quarta-feira, em Calama, no Chile, a sua primeira derrota na Copa Libertadores. A equipe perdeu de virada para o Deportes Iquique (2 a 1) e adiou para a última rodada do Grupo 8 a classificação às oitavas de final.

Têm razão os jogadores, a direção e comissão técnica reclamarem da arbitragem prejudicial do argentino German Delfino, que inventou um pênalti para o anfitrião pouco depois de Barrios abrir o placar. Ramiro não atingiu o jogador Dávila, apesar de ter erguido o pé de maneira imprudente. Mas não dá para atribuir o mau resultado fora de casa exclusivamente ao homem do apito.

VEJA MAIS:

Deportes Iquique 2 x 1 Grêmio: assista aos gols
Veja como fica a classificação atualizada do Grêmio na Libertadores 

Mesmo quando Barrios abriu o placar aos 19 minutos de bola rolando, o Grêmio vinha tendo exibição sonolenta. Tinha o controle da posse de bola, mas faltava ambição. O time não concluía em gol.

Após o gol de empate em pênalti inexistente, o time gaúcho piorou e viu o Iquique crescer. Luan teve mais uma má atuação. Muito estranho o que está acontecendo com o jovem. Seu futebol caiu de uma hora para outra.

Os volantes não se acertavam no posicionamento. Ramiro, um dos principais atletas na temporada, teve a sua pior atuação em 2017 e foi justamente expulso nos acréscimos. Renato Gaúcho escalou mal o time. Arthur, a grande revelação, não pode ficar de fora do time. Mostrou em jogos anteriores que tem talento com a bola nos pés, além de ter bom desarme.

Para piorar, o Grêmio foi castigado com a virada logo aos 3 minutos da etapa final – belo gol de falta de Torres.

Renato até colocou Arthur no segundo tempo na vaga de Pedro Rocha, mas era tarde demais. Everton e Fernandinho entraram para aumentar a produção ofensiva, mas a equipe não conseguiu o empate que lhe daria a classificação às oitavas de final.

O Grêmio foi uma decepção no Chile. Esperava muito mais do time que teve tempo um bom tempo para se preparar já que não atuou no final de semana.

O Tricolor vai se classificar para a próxima fase. Depende apenas de um empate dentro de casa contra o lanterna Zamora, mas o futebol preocupa para a fase mata-mata. Se quiser ir longe precisa corrigir vários erros.