Futebol

Opinião: a incrível experiência de cobrir uma competição de futebol master

Publicado às

Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Crédito: Foto: Reprodução/AFIA TV

Tive uma oportunidade que jamais imaginei em minha carreira ao cobrir uma competição internacional de futebol master em Portugal, entre os dias 30 de abril e 4 de maio. Foi a Copa AFIA Portugal 2017, com 18 equipes em duas categorias que receberam atletas amadores acima dos 50 e 60 anos. A experiência foi incrível principalmente pela emoção dos jogadores em campo.

As finais das duas categorias foram disputadas em um estádio que já recebeu jogadores do calibre de Cristiano Ronaldo. O Estádio do Algarve foi sede de uma Eurocopa, de jogos da seleção portuguesa, e até mesmo a recém-criada seleção de Gibraltar mandou um jogo lá. Diante dessa atmosfera, era visível como os jogadores estavam emocionados.

Pessoas que sonharam ser jogadores profissionais, mas foram levados a outros caminhos pela vida. Pessoas que foram profissionais, mas que hoje veem o futebol como uma ferramenta de lazer e amizade. Tudo isso se misturou dentro de campo em cada uma das 22 partidas que pude cobrir pelo Torcedores.com.

A organização do evento foi impecável. A arbitragem, comandada por três experientes brasileiros que passaram pelos quadros da Fifa, CBF e Federação Paulista, também. A estrutura envolvida ganha de muitos campeonatos profissionais no Brasil. E é feita por brasileiros.

Mas tudo isso só é possível graças ao sentimento que move cada um dos jogadores que se inscrevem e participam do torneio. A emoção de jogar em outro país, de lutar por um título internacional. Tudo isso faz com que a Copa AFIA seja uma experiência marcante na vida de todos eles.

Sobre a Copa AFIA

A Copa AFIA Portugal 2017 de futebol master teve sua terceira edição reunindo 18 equipes em duas categorias de idades diferentes. O torneio foi realizado na região do Algarve e teve a final de cada categoria disputada em um dos estádios que receberam jogos da Eurocopa 2004, na cidade de Faro.

Na categoria Gold, foram 12 equipes com jogadores nascidos até 1967. Na Diamond, seis times fizeram a briga pelo título com atletas nascidos até 1957. Os times puderam inscrever entre 16 e 25 jogadores, além da comissão técnica. Todos os jogos foram transmitidos ao vivo pela AFIA TV na internet, no endereço www.afiasoccer.com/afiatv. O Torcedores.com acompanhou e fez a cobertura completa do torneio.

* O repórter viajou a Portugal a convite da organização