DESTAQUE

Príncipe Philip já veio ao Brasil e viu Pelé jogar… duas vezes

Publicado às

Mídias Sociais da AS Roma Brasil, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, blogueiro desde 2007 e radialista amador. Escreve sobre futebol italiano, automobilismo e o que aparecer, mas gosta mesmo é de contar boas histórias

Crédito: Crédito das imagens: Divulgação / Twitter oficial The Royal Family

O Reino Unido acordou com a notícia da aposentadoria do Príncipe Philip, após reunião emergencial na madrugada de 4 de maio. Ele é mais conhecido por ser o consorte da Rainha Elizabeth II, que é titular da coroa inglesa desde 1953 e detentora do mais longevo reinado do Reino Unido.

O Duque esteve no Brasil em ao menos duas oportunidades e Pelé fez parte da agenda oficial do monarca. O Torcedores.com conta essas histórias:

Em 10 de novembro de 1968, o Duque de Edimburgo e a Rainha Elizabeth encontravam-se no Rio de Janeiro, durante visita oficial ao Brasil. Entre os inúmeros compromissos que iniciaram dias antes em Brasília e São Paulo, estava assistir a uma partida de futebol no Estádio do Maracanã. As imagens pertencem ao Arquivo Nacional.

O jogo, com casa cheia, colocou frente a frente a Seleção Carioca, que tinha como base o time do Botafogo, liderado por Gerson e a Seleção Paulista, tendo o Santos de Pelé como espinha dorsal. A partida terminou 3 a 2 para os Paulistas, o que permitiu que o Príncipe Philip e a Rainha Elizabeth entregassem a taça a outro Rei: o do futebol.

O MONARCA E O PACAEMBU

Alguns anos antes, em 1962, o Príncipe Philip já havia visitado o Brasil e essa estada também contou com o futebol entre os compromissos. E Pelé, que seria bicampeão mundial alguns meses depois, também estava lá.

Tratava-se de outro amistoso, dessa vez no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, que promoveu o embate entre Santos e Palmeiras. A equipe de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia venceu por 5 a 3.

Curiosamente, a taça entregue na ocasião, na qual está gravada a inscrição “em homenagem à visita de S.A.R. Príncipe Philip, Duque de Edimburgo – São Paulo – 18.3.1962”, foi vendida em uma casa de leilões em julho de 2016 por 1.280 libras, pouco mais de 5 mil reais. A peça fazia parte da coleção de Pelé, leiloada entre outras relíquias do Rei.

SOBRE O DUQUE DE EDIMBURGO

O Duque de Edimburgo, um de seus títulos reais, notabilizou-se pela carreira militar. Mais cedo, ainda em sua infância, foi capitão de times de hóquei e críquete, esportes mais populares no Reino Unido, ainda que tenha nascido em 1921 no Reino da Grécia, que antecedeu o atual país de mesmo nome.

Como membro da realeza, foi patrono de mais de 800 organizações, como a Football Association (responsável pela FA Cup, mais antigo torneio inglês, cuja final ocorre em 27 de maio entre Arsenal e Chelsea) e do Marylebone Cricket Club, fundado em 1787. No local ocorreu seu último compromisso público oficial antes do anúncio, inaugurando uma nova área no clube no último dia 3 de maio.

A aposentadoria do Príncipe Philip não altera a sucessão ao trono britânico, que permanece com o Príncipe Charles.