Futebol

Final da Champions League: Duelo Real Madrid e Juventus tem retrospecto equilibrado

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Granada x Real Madrid

Crédito: Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial do Real Madrid

Nesta quarta-feira (10) o Real Madrid garantiu a vaga para mais uma final de Champions League ao passar pelo Atlético de Madrid.

Apesar da derrota por 2 a 1, o time merengue levou a melhor por ter vencido a primeira partida por 3 a 0. Na final, o Real Madrid vai enfrentar a Juventus, que passou pelo Monaco com duas vitórias, 2 a 0 e 2 a 1.

LEIA MAIS:
ENQUETE: QUAL SERÁ A FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE? VOTE!

A final promete ser muito disputada, entre um time com um ataque fulminante, com Cristiano Ronaldo sendo a estrela, contra uma equipe com uma defesa sólida, uma das melhores do mundo, com Bonucci, Chiellini, Daniel Alves e Buffon se destacando. Essa será a segunda final entre as duas equipes, já que na edição 1997-98, o Real Madrid sagrou-se campeão ao bater os italianos por 1 a 0.

Retrospecto Real Madrid x Juventus

Na história, Real e Juventus já se enfrentaram 18 vezes, sendo 8 vitórias para cada lado e 2 empates. Jogando na Itália, a Juventus tem ampla vantagem, seis vitórias, um empate e uma derrota. Na Espanha o Real venceu cinco vezes, perdeu duas e empatou uma.

Mas tratando-se de uma final de UEFA Champions League, que é disputada em campo neutro, o Real pode ser considerado favorito, já que em jogos fora dos dois países, o time de Madrid venceu as únicas duas partidas que foram disputadas.

Todos os jogos entre as duas equipes

Nas últimas vezes em que os dois times se enfrentaram, a Juventus se saiu melhor. Na semifinal da Champions League de 2014-15, o time italiano bateu o Real por 2 a 1 em casa e segurou o empate por 1 a 1 na volta, garantindo vaga na final, onde foi derrotada pelo Barcelona por 3 a 1. Vale lembrar que no mesmo ano, Juventus e Real já haviam se enfrentado na fase de grupos, com uma vitória do Real por 2 a 1 na Espanha, e um empate em 2 a 2 na Itália.

Na temporada 2008-09, também pela fase de grupos, os italianos venceram os dois confrontos: 2 a 1 em casa e 2 a 0 fora de casa. Nesta edição o Barcelona se sagrou campeão.

Em um duelo válido pelas oitavas de final de 2004-05, ano em que o Liverpool levantou a taça de campeão, a Juventus eliminou o Real Madrid. No primeiro jogo vitória dos espanhóis por 2 a 1, mas na segunda partida o time italiano garantiu a vaga ao vencer por 2 a 0.

Na edição 2002-03, o duelo foi válido pelas semifinais, e mais uma vez o time italiano se saiu melhor. Vitória do Real Madrid por 2 a 1 na Espanha e vitória da Juventus por 3 a 1 na Itália. Na final o time de Turim foi derrotado por outra equipe italiana. No tempo normal o jogo acabou sem gols, mas nos penaltis o Milan venceu por 3 a 2.

Em 1997-98 as duas equipes chegaram até a final, e o time espanhol levantou a taça ao vencer pelo placar mínimo, 1 a 0.

Duas temporadas antes, em 1995-96, a Juventus foi campeã ao bater o Ajax nos penaltis na grande final. Mas antes de enfrentar o time holandês, a equipe de Turim teve que passar pelo Real Madrid nas quartas de final. No primeiro jogo o Real venceu em casa por 1 a 0, mas na volta os italianos fizeram 2 a 0.

Já na década de 80, as duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final em 1986-87, e o Real Madrid venceu os dois jogos: 1 a 0 na Espanha e 3 a 1 na Itália. Nesta edição o Porto foi o campeão.

Os primeiros confrontos entre os dois times aconteceram na UEFA Champions League de 1961-62. Nas quartas de final a Juventus perdeu a primeira partida em casa por 1 a 0. Na volta o time italiano venceu pelo mesmo placar. Na época o regulamento era diferente, com isso as duas equipes jogaram uma terceira partida em campo neutro (Paris), em que o Real Madrid saiu vitorioso por 3 a 1. O time espanhol chegou à final em Berna (Suíça) e acabou sendo derrotado pelo Benfica por 3 a 1.

Conclusão: duelo equilibrado sem favorito

Os números do retrospecto entre Juventus e Real Madrid, mostram o que podemos esperar da final. Um jogo muito equilibrado e sem favorito. As estatísticas do confronto mostram que normalmente quem joga em casa vence, porém na maioria dos duelos eliminatórios, o clube italiano saiu vencedor. Por outro lado, na única final em que as equipes se enfrentaram, o time espanhol foi o campeão, e em campo neutro levou a melhor nas duas partidas já realizadas.

É difícil apostar em um favorito para o título. E para você? Quem vence a Champions League desta edição: Juventus ou Real Madrid?