Apesar de queda na Série D, Portuguesa pode permanecer no cenário nacional em 2018; entenda

A Portuguesa decepcionou neste domingo (25) e acabou eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro ainda na primeira fase, após derrota para a Desportiva Ferroviária, no Espírito Santo, por 1 a 0. Assim, ficou na lanterna do Grupo A13, com sete pontos ganhos.

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade de TV. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e editor no Torcedores.com. Apresenta o Lente Esportiva ABC em lives no Facebook e Youtube.

Crédito: Crédito da foto: Divulgação/Portuguesa

Dessa forma, o clube segue em sua derrocada, pode se ver no ostracismo em 2018 e até fora do cenário nacional. Mas isso ainda pode ser revertido. Como? A Lusa está inscrita na Copa Paulista 2017, que começa neste fim de semana, torneio que reúne 22 clubes do Estado.

VEJA MAIS
PORTUGUESA PERDE E É ELIMINADA DA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Para que a equipe paulistana volte para a Quarta Divisão no próximo ano, basta conquistar o título da competição estadual. No regulamento geral, divulgado pela FPF (Federação Paulista de Futebol), está previsto que o campeão escolha entre disputar a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.

Também há a possibilidade de a Portuguesa conseguir a vaga na D como vice-campeã, porém aí não dependeria só dela para isso acontecer. O detentor da taça de primeiro lugar precisaria escolher a Copa do Brasil para poder ceder a participação na Série D para o segundo colocado.

Nas últimas duas edições da Copa Paulista que este atual regulamento esteve em jogo, por exemplo, o campeão escolheu a Série D: Linense, em 2015, e XV de Piracicaba, em 2016. Ou seja, a chance de entrar no campeonato como vice é pequena.

O caminho na Copa Paulista

A tarefa não será totalmente tranquila. A Portuguesa terá concorrência pesada na disputa. Integrante do Grupo 3, a agremiação terá como adversários o Santos (que jogará com um elenco sub-23), o São Caetano (campeão da Série A-2), o Juventus, o Água Santa (semifinalista da A-2), o Taubaté, a Portuguesa Santista e o Nacional-SP (campeão da Série A-3).

Crédito da foto: Reprodução/FPF

O clube precisa ficar entre os quatro primeiros colocados da chave para se classificar à próxima fase. Caso passe, na etapa seguinte volta a atuar em uma fase de grupos, mas com apenas quatro times. Terá de ficar na liderança, no segundo lugar ou ser um dos dois melhores terceiros classificados para garantir lugar nas quartas de final.

Nas quartas, joga em ida e volta, assim como na semifinal e na grande final. Esse será o caminho da Lusa para evitar a saída do cenário nacional. É a única forma para assegurar lugar na Quarta Divisão, já que no Campeonato Paulista a equipe lusitana está na Série A-2 (divisão de acesso) e, consequentemente, não tem como se classificar à competição.

Curta a página “Eu amo futebol do interior paulista” no Facebook: