Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Corinthians x Cruzeiro: duelo de curiosidades na partida desta quarta

Corinthians e Cruzeiro sempre fizeram embates memoráveis, seja pelo Campeonato Brasileiro, seja pela Copa do Brasil. Nas décadas mais recentes, entre 1990 e 2016, muitos jogos decidiram a sorte das equipes, tornando o confronto rico em curiosidades.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Leia mais:
Pré-jogo: saiba como o Corinthians chega para o jogo contra o Cruzeiro
Com baixa de última hora, veja a provável escalação do Cruzeiro para encarar o Corinthians
Líder do Brasileirão, Corinthians está invicto há 19 jogos

A primeira delas é que o Cruzeiro já desafiou o Corinthians líder do Brasileirão em outras oportunidades. E venceu. Em 1998, o torneio ainda tinha as fases decisivas no sistema de mata-mata. Mas durante a etapa de pontos, os mineiros foram a São Paulo enfrentar o time mais rico do país, naquela época, com Marcelinho, Rincón, Edílson e Gamarra. O Corinthians era quase imbatível e havia perdido apenas uma partida em 13 disputadas. A segunda derrota viria no jogo contra o Cruzeiro de Muller, Valdo, Dida e Alex Alves. Na oportunidade, Fábio Júnior e Valdo marcaram para os celestes, enquanto Rincón descontou para o time da Fiel.

Já em 2011, o Timão estava invicto até a 11ª rodada, com oito vitórias e dois empates. A Raposa, que lutou contra o rebaixamento até a última rodada daquele ano, figurava na modesta 15ª colocação, com apenas três vitórias. Nada disso importou quando a bola rolou no Pacaembu. Com um gol solitário de Wallyson (um golaço de cobertura quase do meio campo), o time celeste venceu aquela partida e somou três pontos valiosíssimos na luta contra o descenso.

A segunda curiosidade é que, em ambas as oportunidades, o Coringão se segrou campeão. Em 1998, inclusive, fez uma final eletrizante contra o próprio Cruzeiro. De positivo, para os azuis, é que em 2011 os três pontos ajudaram – e muito –  na luta contra o rebaixamento. Já em 1998, a vitória contribuiu para a classificação em 7º lugar, apenas um ponto à frente  do rival Atlético-MG, que terminou fora do G8 daquele ano.

Na história do Brasileiro, o confronto é bastante equilibrado: 25 vitórias paulistas, 23 mineiras e 16 empates. Curiosamente, o time mineiro detém a maior série invicta, com oito jogos sem perder para o Timão. Mas também é dono do pior retrospecto: cinco jogos consecutivos sem marcar gols contra os paulistas. Os confrontos mais recentes, válidos pela Série A do ano passado, terminaram com um empate em 0 a 0, na Arena Corinthians e vitória celeste por 3 a 2, no Mineirão. Corinthians e Cruzeiro se enfrentam novamente nesta quarta, às 21:45, em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão. A partida acontecerá no Itaquerão, em São Paulo.