Empate no Canindé complica a situação da Portuguesa na Série D

O fundo do poço parece não chegar para a Portuguesa. A equipe que estava na Série A do Brasileiro em 2013 hoje está quase eliminada da Série D, ainda em sua primeira fase.

Mohamed Nassif
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Facebook Oficial da Portuguesa

A Lusa empatou na noite da última sexta-feira com o Villa Nova de Minas Gerais por 0 a 0 pela 4ª rodada da fase de grupos e se complicou na classificação de seu grupo.

LEIA MAIS: Saiba como assistir Vasco x Sport ao vivo na TV

O time está com 4 pontos na lanterna do Grupo A13. O Bangu-RJ lidera com 6 e em seguida aparecem Villa Nova e Desportiva-ES com 5. A equipe capixaba ainda jogará na rodada contra os cariocas neste sábado.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Para que a classificação aconteça, o time de São Paulo teria que vencer o Bangu no Canindé e a Desportiva fora de casa, os dois jogos que restam. Assim, chegaria a 10 pontos e, provavelmente, estaria entre os 15 melhores segundos colocados que avançam para a segunda fase. Mas se o time tropeçar contra o Bangu na próxima partida, pode já ser eliminado com uma rodada de antecedência.

Existe uma chance da Lusa ter 10 pontos e ficar na primeira colocação de seu grupo. E se isso acontecer, estará automaticamente na segunda fase, mas precisaria de uma grande combinação de resultados.

Se classificam para a segunda fase da Série D os campeões de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos. Assim, somente dois segundos colocados não avançam. Na temporada passada, o pior segundo colocado classificado teve 8 pontos, pontuação que a Lusa poderá alcançar se vencer uma partida e empatar a outra.

SEM DIVISÃO EM 2018?

A Portuguesa ainda terá outra competição para disputar no segundo semestre: a Copa Paulista. O torneio secundário do futebol de São Paulo dá ao campeão a escolha de disputar na temporada que vem a Copa do Brasil ou a Série D e o vice-campeão fica com o torneio que sobrar. Portanto, ainda terá chance de disputar uma divisão do Campeonato Brasileiro em 2018.