Torcedores – Notícias Esportivas

F1: Diretor da Williams compara Hamilton à Senna em velocidade, mas distintos no aspecto esportivo

No último fim de semana, Lewis Hamilton igualou o número de poles position de seu grande ídolo Ayrton Senna, e é claro que as comparações entre os dois pilotos se tornaram inevitáveis. Para Paddy Lowe, ex-diretor técnico da Mercedes e atual diretor da Williams, em termos de velocidade, ambos são idênticos, mas são bem distintos no que diz respeito ao aspecto esportivo.

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Crédito: Twitter Oficial de Lewis Hamilton

Depois de um fim de semana praticamente perfeito de Lewis Hamilton no GP do Canadá, o inglês conseguiu igualar o número de poles de seu grande ídolo, Ayrton Senna. Por conta disso, nos últimos dias, as comparações entre o tricampeão inglês e seu ídolo brasileiro se tornaram comuns. Para Paddy Lowe, que atualmente é diretor da Williams, mas que já foi diretor da Mercedes e da própria Williams na época que tinha Ayrton Senna como grande adversário, também não fugiu da regra, e afirmou que em termos de velocidade, ambos são semelhantes:

LEIA MAIS:
DI GRASSI SE MACHUCA JOGANDO FUTEBOL E ESTÁ FORA DAS 24 HORAS DE LE MANS
NOSTALGIA! VOTE E AJUDE A ESCOLHER A LOTUS MAIS BONITA DA HISTÓRIA DA FÓRMULA 1

“Ambos estão dentro dos grandes na história do esporte. São aqueles ótimos pilotos que conseguem tirar uma volta extraordinária, e acho que você viu isso com Lewis na pole de sábado. Provavelmente nas estimativas e simulações de Mercedes, esse tempo não estava no carro”, disse Lowe. “Esses pilotos não podem fazer isso todos os sábados, mas, de vez em quando, eles saem lá e fazem algo realmente extraordinário que você se pergunta: ’de onde veio isso?’ Lewis é certamente um cara que faz isso e Ayrton foi certamente outro”, completou o atual diretor da Williams.

Mas para Lowe, essa é uma das poucas semelhanças entre os dois tricampeões: o atual diretor da Williams acredita que ambos encaram a F1 de forma muito distinta, principalmente no que diz respeito aos aspectos esportivos:

“Eu acho que eles são personagens bem diferentes. As pessoas criticam Lewis por várias coisas, mas na verdade, acima de tudo isso ele é um verdadeiro cavalheiro e um piloto muito justo. Duro, mas justo”, comentou Lowe sobre o piloto inglês.

Já sobre o piloto brasileiro, Lowe afirmou que Senna era um piloto implacável: “Com Ayrton, temos uma tendência de falar outras coisas. Principalmente, porque eu estava na Williams naqueles dias e Ayrton era o cara com quem estávamos lutando sempre”, destacou Lowe, relembrando do confronto no inicio da década de 90 entre Williams e McLaren. “Nós finalmente conseguimos em 1992, mas parecia impossível nos anos anteriores. Ele era implacável. Ele tinha táticas diversas para intimidar seus adversários. Esse era o nome do jogo naquela época.”

Porém, apesar disso, Paddy Lowe destacou que naquela época, as regras da F1 eram outras, e que Senna jogou conforme as regras: “É assim que era naquela época. Agora você pode confiar na polícia para dar uma multa ao cara. Era um mundo muito diferente, e Ayrton jogou como tinha que jogar.”