Cartola FC - Dicas

Análise 12a Rodada do Brasileirão

Publicado às

Editor Chefe do site Mundo Fantasy, estudou Relações Internacionais na PUC-SP e Economia na USP. É fanático por todos os Fantasys Sports, em especial os da NBA.

Crédito: Reprodução: Biblioteca

O Brasileirão está a todo vapor e a bola não para aqui no Torcedores! Confira a análise mais completa da internet com todas as informações pra você “mitar”

Gosta de UFC? Esse sábado tem a edição do UFC 213 e o site BrazucaFC está organizando um Fantasy com torneio GRÁTIS e premiação de R$ 200

Salve, amigos do Torcedores!

A melhor análise de todos os jogos do Campeonato Brasileiro você só encontra aqui, no Torcedores.com! Chegamos a décima segunda rodada após um descanso no meio de semana sem Brasileirão, mas com Libertadores e aqui você não fica sem escalar seus times seja em futebol ou outro esporte.

A última rodada foi razoável para os cartoleiros, já que tivemos os goleiros como grandes destaques da rodada e alguns jogos que prometiam muitos gols ficaram devendo. Minha avaliação de que seria uma rodada boa com uma média de gols alta acabou não se confirmando. Previ que a média seria acima de 2,5 gols por partida e ela ficou em 2 muito por causa do jogo maluco entre Fluminense e Chape que ficou em 3×3.

Pra essa rodada minha análise indica que teremos muitos jogos com potencial de muitos gols e se os favoritos se confirmarem poderemos ter uma rodada com muitos gols, algo acima dos 3 gols por partida.

Vou então começar pela tabela com as probabilidades de todos os eventos para essa rodada do Brasileirão e os comentários sobre esses números logo abaixo dela:

Tabela com as probabilidades dos eventos para a 12a Rodada do Brasileirão

 

O grande favorito dessa rodada é o Grêmio, que enfrenta um dos piores times do campeonato em casa e tem 74,2% de chances de vencer e esse percentual indica que a chance de ser uma goleada é muito grande. Outra equipe que aparece muito bem é o Corinthians, líder isolado da competição e terá como adversário nessa rodada a Ponte em casa e tem 61,98% de chances de vitória.

Outras equipes que aparecem com boas chances são: Coritiba (52,31%) e Chape (52,06%). Jogando fora de casa o grande destaque é o Flamengo, que tem 46,72% de chances de vencer o clássico contra o Vasco.

Vamos então à minha análise jogo a jogo para a 12a rodada do Brasileirão. Lembrando que vou atualizando a lista de prováveis até o fechamento do mercado do CartolaFC e dos outros sites de Fantasy.

Essa é apenas uma de uma série de matérias que fazemos em todas as rodadas do CartolaFC. Acesse sempre nosso site antes das rodadas e se torne um mito!

 

ATLÉTICO-GO (20º) X VITÓRIA (5º)

Sábado, Olímpico, 16:00

Arbitragem: Rafael Traci

ATLÉTICO-GO – Escalação Provável: Felipe Garcia; Eduardo, Roger Carvalho, Gabriel e Bruno Pacheco; Marcão Silva, Silva, Luiz Fernando, Andrigo e Breno Lopes; Everaldo. Técnico: Doriva

Últimas Partidas: VDDDE

VITÓRIA – Escalação Provável: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Ramon e Thallyson; Willian Farias, Yago, Carlos Eduardo e Cleiton Xavier; Neilton (David) e André Lima. Técnico: Alexandre Gallo

Últimas Partidas: EVDDE

Esse confronto dos desesperados pode ser um dos mais interessantes da 12ª rodada do Brasileirão. O Atlético-GO vem até jogando bem e se não fosse a expulsão de seu jogador no último jogo e o frango que tomou o goleiro Felipe poderia ter vencido o Santos. Já o Vitória pressionou muito o Bahia no clássico, mas não conseguiu furar o bloqueio do goleiro Jean, que inclusive foi o maior pontuador da última rodada do CartolaFC graças as suas grandes defesas. Com o desespero de saírem da zona de rebaixamento as duas equipes devem fazer um jogo muito aberto e com muitas chances de gol e quem aproveitar melhor as oportunidades sairá vitorioso desse duelo.

Palpite: ATLÉTICO-GO

ATLÉTICO-GO – Destaque: EVARALDO (Atacante) tem 4 gols e 1 assistência na competição e é a esperança da equipe goiana de conseguir mais uma vitória dentro de casa para sair da última colocação do campeonato.

VITÓRIA – Destaque: ANDRÉ LIMA (Atacante) na ausência de Kieza deverá ser titular e pode conseguir boas chances de marcar nessa partida. É bom na jogada aérea e caso tenha pênalti deve ser o batedor.

 

VASCO (6º) X FLAMENGO (3º)

Sábado, São Januário, 18:00

Arbitragem: Anderson Daronco

VASCO – Escalação Provável: Martin Silva; Gilberto, Paulão, Rafael Marques e Henrique; Wellington, Bruno Paulista, Mateus Vital, Yago Pikachu e Nenê; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

Últimas Partidas: DVDVE

FLAMENGO – Escalação Provável: Thiago; Rodinei, Réver, Rhodolfo e Trauco; Marcio Araújo, Cuellar, Everton, Everton Ribeiro e Diego; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Últimas Partidas: VEVVV

Clássico regional deve pegar fogo em São Januário. O Vasco te 100% de aproveitamento jogando em casa e inclusive conseguiu vencer um dos seus rivais do RJ, o Fluminense, em um jogo emocionante com 5 gols. Já o Flamengo vem de uma grande recuperação na competição e não perde desde a 6ª rodada. O Vasco tem desfalques importantes para essa partida na zaga e meio campo, e isso pode favorecer o Flamengo, que tem no meio e ataque suas principais forças. O Flamengo é um sério candidato a ser o primeiro time a vencer em São Januário nesse Brasileirão e com a força e moral que o time está pode conseguir esse feito, mas confio na força do time do Vasco jogando em casa e estou mais propenso a um empate nesse jogo, mas com gols.

Palpite: EMPATE

VASCO – Destaque: NENÊ (Meia) voltou a ser titular nas últimas partidas e vem contribuindo para um bom desempenho da equipe. Tem 2 gols na competição e 3 assistências e vai ser muito importante nessa partida.

FLAMENGO – Destaque: GUERRERO (Atacante) voltou a jogar bem e vem de duas atuações destacadas jogando na Ilha do Urubu. Ainda não teve uma boa atuação fora de casa, será nesse clássico que ele vai conseguir?

 

CORINTHIANS (1º) X PONTE PRETA (7º)

Domingo, Arena Corinthians, 19:00

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro

CORINTHIANS – Escalação Provável: Cássio; Leo Principe, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Maycon, Gabriel, Rodriguinho e Jadson; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille

Últimas Partidas: VEVVV

PONTE PRETA – Escalação Provável: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Fernandinho; Fernando Bob, Elton e Renato Cajá; Sheik, Claudinho e Lucca. Técnico: Gilson Kleina

Últimas Partidas: DEVDE

O Timão é o líder disparado da competição, invicto e melhor defesa da competição e terá como próxima vítima nessa rodada a Ponte Preta, que é um dos piores times visitante da competição e conseguiu apenas três pontos provenientes de três empates. Um detalhe interessante sobre o Timão é que das 9 vitórias conquistadas até aqui na competição 5 foram pelo placar mínimo, 1×0, ou seja, é um time que se contenta em vencer pelo placar mínimo e foca na defesa. Outro detalhe importante pelo lado da Macaca é que dos três empates fora de casa dois deles foram por 0x0 e o time sabe como o Corinthians joga e deve vir mais reforçado na defesa. O histórico de jogos no Brasileirão tem placares com muitos gols, 15 gols no total em 5 jogos, mas essa partida deve ser muito amarrada e se a Ponte não cometer erros pode arrancar um empate, mas se perder não será por um placar muito elástico.

Palpite: EMPATE

CORINTHIANS – Destaque: JÔ (Atacante) teve atuação estranha na última partida quando perdeu um pênalti, mas se redimiu fazendo o gol da vitória e é o artilheiro do time na competição com 6 gols.

PONTE PRETA – Destaque: LUCCA (Atacante) é o vice artilheiro da competição com 7 gols e se a defesa do Corinthians der brecha para o ligeiro atacante ele pode deixar o dele e se aproximar de Henrique Dourado na artilharia.

 

CHAPECOENSE (15º) X ATLÉTICO-PR (14º)

Domingo, Arena Condá, 11:00

Arbitragem: Caio Augusto Vieira

CHAPECOENSE – Escalação Provável: Jandrei; Apodi, Grolli, Fabrício e Reinaldo; Girotto, Mineiro e Lucas Marques; Lourency (Perotti), Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Emerson Cris

Últimas Partidas: VDDDE

ATLÉTICO-PR – Escalação Provável: Weverton; Jonathan (Cascardo), Thiago Heleno, Wanderson e Sidcley; Otávio, Rossetto, Lucho Gonzalez e Nikão; Douglas Coutinho e Ederson. Técnico: Eduardo Baptista

Últimas Partidas: VVVVD

Essa partida é a mais imprevisível dessa rodada. Poderemos ter um jogo muito ruim e com poucos gols ou poderemos ter um grande jogo com muitos gols de ambos os lados. A novidade na Chape foi a demissão do técnico Vagner Mancini após a sequência de resultados ruins, principalmente dentro de casa, onde a equipe não estava conseguindo se impor diante dos adversários e perder pontos importantes. Já o Furacão vem para essa partida de cabeça quente, já que perdeu a partida decisiva na Libertadores em casa para o Santos e essa derrota pode influenciar no jogo da equipe nessa partida. Os jogos entre as equipes pelo Brasileirão do ano passado terminaram em 0x0 e 3×1 para o Furacão e acredito que as equipes estão num momento de restruturação e não devem se arriscar tanto nessa partida, contribuindo para um jogo com poucas chances de gol, mas com vantagem para a Chape que joga em casa e com o apoio da torcida deve conseguir voltar a vencer.

Palpite: CHAPECOENSE

CHAPECONESE – Destaque: ARTHUR (Atacante) está num grande momento na equipe e foi o autor dos últimos gols da equipe no Brasileirão. Tem 4 gols e 3 assistências na competição.

ATLÉTICO-PR – Destaque: NIKÃO (Meia) finalmente desencantou no Brasileirão e marcou gol na última partida. Fez outro no meio de semana pela Libertadores e é o jogador que mais desequilibra pela equipe curitibana.

 

CRUZEIRO (13º) X PALMEIRAS (4º)

Domingo, Mineirão, 16:00

Arbitragem: Pericles Cortez

CRUZEIRO – Escalação Provável: Fábio (Rafael); Romero, Leo, Caicedo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Alisson e Thiago Neves; Sobis. Técnico: Mano Menezes

Últimas Partidas: DEDVD

PALMEIRAS – Escalação Provável: Fernando Prass; Mayke, Mina, Luan (Dracena) e Zé Roberto (Egídio); Tchê Tchê, Bruno Henrique e Guerra; Róger Guedes, Dudu e William. Técnico: Cuca

Últimas Partidas: DVVVV

O clássico entre os Palestras também me parece um jogo um pouco imprevisível. Se fizerem o mesmo jogo que protagonizaram pela Copa do Brasil, com belas jogadas e muitos erros defensivos poderemos ter uma partida com muitos gols. Mas me parece que ambos os time aprenderam a lição e devem vir mais cautelosos para essa partida. O Cruzeiro está pressionado após a derrota de virada no clássico contra o Galo e a torcida pediu a cabeça de alguns jogadores e do técnico Mano Menezes. Já o Palmeiras vem de uma sequência de 4 vitórias na competição, mas acabou perdendo pela Libertadores no meio de semana. O ponto chave para as equipes vencerem esse jogo será a marcação agressiva do meio campo, e nesse ponto vejo o Cruzeiro um pouco melhor e ainda pode vir com uma formação diferente e mais defensiva mesmo jogando em casa. No ano passado tivemos uma vitória do Cruzeiro por 2×1 e um empate em 0x0, então retrospecto deve jogar a favor do time de casa, mas não será uma vitória com um placar elástico.

Palpite: CRUZEIRO

CRUZEIRO – Destaque: THIAGO NEVES (Meia) vem sendo o destaque da equipe no setor ofensivo fazendo gols e dando assistências. Pode se aproveitar das falhas defensivas cometidas pelo Palmeiras e marcar mais um gol.

PALMEIRAS – Destaque: DUDU (Atacante) essa será de fato a estreia do jogador na competição, apesar de já ter 4 jogos pela equipe. Foi muito bem no empate em 3×3 pela Copa do Brasil e conhece o caminho do gol na defesa mineira.

 

GRÊMIO (2º) X AVAÍ (19º)

Domingo, Arena do Grêmio, 16:00

Arbitragem: Wagner Reway

GRÊMIO – Escalação Provável. Bruno Grassi (Leo); Edílson, Geromel, Kanemann e Cortez; Arthur, Michel e Ramiro; Pedro Rocha, Luan e Barrios. Técnico: Renato Gaúcho

Últimas Partidas: VEVDD

AVAÍ – Escalação Provável: Douglas Friedrich; Diego Tavares (Maicon), Alemão, Betão e Capa; Judson, Luan, Juan e Pedro Castro; Joel e Romulo. Técnico: Claudinei Oliveira

Últimas Partidas: DDDVE

Esse é o jogo que todos os Cartoleiros vão cair matando, afinal o Grêmio, melhor ataque da competição, jogando em casa e enfrentando um dos piores times da competição deve vencer e com propriedade. Também acho que irá vencer com certa tranquilidade, mas fico pensando se os jogadores irão se desgastar para conseguirem uma goleada ou se quando o placar estiver 2×0 eles irão apenas administrar o resultado. Creio eu que Renato Gaúcho, no momento que conseguir o resultado desejado irá brecar o time que além do Brasileirão ainda tem mais duas competições em disputa no ano e precisa preservar o elenco para o restante da temporada. Já o Avaí deve jogar como de costume, bem fechado e tentar alguma coisa no contra-ataque. Detalhe interessante é que a equipe de Floripa levou apenas 9 gols jogando fora de casa em 9 jogos, então deve conseguir segurar um pouco a equipe do Grêmio, que vejo tirando o pé assim que o resultado da vitória estiver consolidado.

Palpite: GRÊMIO

GRÊMIO – Destaque: LUAN (Atacante) é o melhor jogador dessa temporada do CartolaFC e vem fazendo gols e dando assistências para os companheiros. Deve ser um dos jogadores poupados por Gaúcho assim que a vitória estiver garantida.

AVAÍ – Destaque: JOEL (Atacante) recém-contratado da equipe já chegou mostrando serviço e fez os dois gols na vitória sobre o Botafogo fora de casa. Tem boa velocidade e pode decidir no contra-ataque.

 

BAHIA (16º) X FLUMINENSE (7º)

Domingo, Fonte Nova, 16:00

Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza

BAHIA – Escalação Provável: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Renê, Vinicius, Matheus Sales, Regis e Zé Rafael; Mendoza. Técnico: Jorginho

Últimas Partidas: EDDDE

FLUMINENSE – Escalação Provável: Júlio César; Lucas, Reginaldo, Henrique e Leo; Wendel, Orejuela e Scarpa; Calazans, Marcos Junior (Wellington Silva) e Henrique Dourado (Pedro). Técnico: Abel Braga

Últimas Partidas: DDEVE

Esse deve ser mais um jogo quente nessa 12ª rodada do Brasileirão, já que ambas as equipes tem bons ataques e péssimas defesas. O Bahia está há 6 rodadas sem vencer e pode se aproveitar que irá enfrentar uma das piores defesas da competição para conseguir o resultado positivo dentro de casa, já o Fluminense ainda está com o ataque indefinido, mas mesmo assim é um time que joga pra frente e sempre busca marcar gols, mas peca muito na defesa e também sofre muitos gols. Vejo essa partida parecida com a que o Bahia fez contra o Palmeiras, que terminou em 4×2 para o Verdão, onde a equipe na gana de ganhar acabou dando muito espaço e acabou sofrendo muitos gols e se o Fluminense jogar com inteligência e conseguir errar pouco atrás deve sair vitorioso nesse confronto.

Palpite: FLUMINENSE

BAHIA – Destaque: ZÉ RAFAEL (Meia) vem jogando muito bem nesse início de competição e na formação que o time joga terá mais liberdade para ir ao ataque e se aproximar da área. Tem 1 gol, 3 assistências e 27 RB na competição.

FLUMINENSE – Destaque: HENRIQUE DOURADO (Atacante) ainda não está confirmado como titular, mas se jogar será uma excelente opção, já que é o artilheiro do campeonato com 9 gols e não desperdiça cobrança de pênalti.

 

BOTAFOGO (10º) X ATLÉTICO-MG (8º)

Domingo, Nilton Santos, 19:00

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio

BOTAFOGO – Escalação Provável: Gatito Fernandez; Arnaldo, Igor Rabello, Joel Carli e Victor Luis; Bruno Silva, Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura

Últimas Partidas: EVVDD

ATLÉTICO-MG – Escalação Provável: Victor; Alex Silva, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago (Roger Bernardes), Elias e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado

Últimas Partidas: DVEVV

O Botafogo tenta se recuperar na competição após duas derrotas seguidas e vai receber o Galo em casa numa partida que não promete muitas emoções para nenhuma das torcidas. O Galo vem mais forte para esse jogo após vencer o seu arquirrival Cruzeiro, mas venceu mais por erros do adversário do que por méritos próprios e chegou a levar sufoco no início da partida e até saiu perdendo, o que mostra que a defesa não é das melhores. No ano passado as equipes fizeram grandes jogos com muitos gols e o Galo venceu uma por 5×3 e o Fogão outra por 3×2. Mas para essa rodada deveremos ter um jogo mais controlado e com poucas oportunidades de gols, já que o Botafogo joga bem na defesa quando atua em casa e tem potencial para segurar o ataque do Atlético-MG que não vai muito bem nessa competição.

Palpite: EMPATE

BOTAFOGO – Destaque: ROGER (Atacante) após decepcionar milhões de Cartoleiros na partida contra o Avaí em casa poderá se redimir nessa partida contra a fraca defesa do Galo. Tem 4 gols e 1 assistência na competição.

ATLÉTICO-MG – Destaque: FRED (Atacante) voltou a apresentar o faro de artilheiro que todos esperam dele na última partida e após passar em branco na Libertadores vem com fome de gol para essa partida.

 

SANTOS (5º) X SÃO PAULO (17º)

Domingo, Vila Belmiro, 19:00

Arbitragem: Sandro Ricci

SANTOS – Escalação Provável: Vanderlei; Vitor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Kayke. Técnico: Levir Culpi

Últimas Partidas: VEVDE

SÃO PAULO – Escalação Provável: Renan Ribeiro; Bruno, Lugano, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Petros e Cueva (Lucas Fernandes); Marcinho, Denilson e Lucas Pratto. Técnico: Pintado

Últimas Partidas: EDDED

Nesse clássico paulista a grande estrela da partida será nada mais nada menos que o árbitro Sandro Meira Ricci, que já foi árbitro da Copa do Mundo no Brasil, mas se envolveu em várias polêmicas e ficou um bom tempo suspenso sem apitar partidas na série a. Ele volta a apitar um grande jogo nessa partida e pode definir o resultado do jogo. Do lado das equipes o Santos vem com muita moral para essa partida após boa vitória sobre o Furacão pela Libertadores, no entanto foi uma partida muito corrida e o desgaste pode afetar o desempenho do time em campo. Já o São Paulo que não vence há 6 rodadas, perdeu o mito Ceni do comando da equipe e está na zona de rebaixamento tem a difícil tarefa de conseguir um bom resultado jogando na Vila, resultado que já conseguiu esse ano pelo Campeonato Paulista quando venceu o Peixe de virada por 3×1. Sabendo das dificuldades o São Paulo deve vir com uma formação mais defensiva e tentar explorar o contra-ataque, já o Santos deve dominar as ações e partir pra cima e tentar vencer como no ano passado quando conseguiu boa vitória por 3×0. Mas clássico é clássico e vice versa, então tudo pode acontecer, ainda mais com o apito na mão de Ricci.

Palpite: EMPATE

SANTOS – Destaque: VANDERLEI (Goleiro) é o melhor goleiro da competição até aqui e se o Santos quiser um bom resultado nessa partida terá que contar com boas defesas do seu arqueiro.

SÃO PAULO – Destaque: LUCAS PRATTO (Atacante) caiu de rendimento assim como toda a equipe. Com a chegada do novo treinador Dorival Júnior deve ter um esquema tático mais voltado ao seu estilo de jogo e pode subir de produção.

 

CORITIBA (9º) X SPORT (12º)

Segunda, Couto Pereira, 20:00

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas

CORITIBA – Escalação Provável: Wilson; Leo (Dodô), Werley, Marcio e William Matheus; Tiago Real, Matheus Galdezani e Anderson (Edinho); Rildo, Henrique Almeida e Kleber. Técnico: Pachequinho

Últimas Partidas: EEDDE

SPORT – Escalação Provável: Magrão; Samuel Xavier, Durval, Ronaldo Alves e Sander; Rithely, Patrick, Everton Felipe e Diego Souza; Osvaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Últimas Partidas: EDEVV

Fechando a rodada Coritiba e Sport de se enfrentam em uma partida que não promete grandes emoções, já que as duas equipes tem sido muito inconsistentes na competição e tem errado bastante tanto no ataque quanto na defesa. O Coxa não vence há 6 rodadas e na última deixou escapar a vitória nos acréscimos. Já Sport vem de um momento melhor com duas vitórias seguidas, mas sem apresentar um grande futebol, mas há de se exaltar a grande vitória conquistada sobre o Santos fora de casa. No ano passado as equipes fizeram bons jogos quando se enfrentaram, sendo que o Coxa venceu as duas partidas por 3×2 e 1×0. O Sport melhorou defensivamente nas mão de Luxemburgo e deve vir para jogar no mesmo esquema que jogou contra o Santos. Se conseguir segurar o ataque do Coxa pode surpreender e vencer mais uma fora, mas acho pouco provável, já que o Coxa volta a jogar no seu estádio e é muito forte com a força da torcida.

Palpite: CORITIBA

CORITIBA – Destaque: KLEBER (Atacante) está jogando com efeito suspensivo e já mostrou que está com fome de bola marcando os dois gols da equipe no último jogo.

SPORT – Destaque: DIEGO SOUZA (Meia) é o craque e artilheiro do time na competição. Tem potencial para comandar a equipe em uma possível vitória fora de casa.