Futebol

TOP 10: promessas do futebol brasileiro que não vingaram na Europa

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: Facebook Lucas SIlva

Recentemente alguns jovens jogadores brasileiros estão sendo vendidos para os clubes da Europa de forma excessiva, é o caso do garoto de 17 anos, Vinícius Júnior, recém promovido para o time profissional do Flamengo e foi contratado pelo Real Madrid por R$ 154 milhões, porém só poderá ser transferido para a equipe madrilenha quando completar 18 anos. Além deste caso mais famoso, temos outras transferências como, Thiago Maia, Thiago Mendes, Luiz Araújo (Lille-FRA) David Neres (Ajax-HOL), Douglas Santos, Walace (Hamburger-ALE), João Schimidt (Atalanta-ITA) Jorge, Boschilla, Jemerson (Monaco-FRA) entre outros, todos com média de idade menor que 23 anos. Será que estes garotos iram vingar no futebol europeu?

Leia mais:
Kenedy, do Chelsea, nega ofensa ao Flamengo em rede social; veja
Lucas Silva recebe homenagem pelos cem jogos com a camisa do Cruzeiro
Gabigol deve ser liberado para atuar em outro clube próxima temporada, diz jornal

Por esta razão realizamos uma lista com 5 grandes promessas do futebol brasileiro que não vingaram na Europa, confira a lista:

10 – Henrique: Revelado pelo Coritiba, sendo vendido ao Palmeiras em 2008, o zagueiro Henrique, pode dizer que teve uma carreira de sucesso no Brasil, porém teve seu maior destaque em 2009, quando o Barcelona o contratou, com requisitos para quem sabe ser o sucessor de Rafa Marquez, porém não obteve sucesso no clube catalão, nem sequer jogou uma partida pelo clube e ainda foi emprestado para o Bayer Leverkusen (ALE) e Rancing Santander (ESP) mesmo sendo bem atuante nesses clubes, o Barcelona entendeu que não seria uma boa continuar com o zagueiro e em 2011 voltou ao Palmeiras. Após 3 anos no palestra, foi contratado pelo Napoli, onde foi atuante, conseguindo vaga para a Copa do Mundo, mesmo sendo reserva no elenco, quando parecia que iria vingar no futebol europeu, já era tarde com 28 anos, e sem mercado no futebol europeu, retornou ao futebol brasileiro para jogar no Fluminense.

 

Resultado de imagem para kerlon inter de milão9 – Kerlon: O famoso “Kerlon Foquinha” como ficou conhecido no Brasil, jogando 4 anos pelo Cruzeiro, saiu daqui como uma boa promessa para o futebol europeu, foi para a Inter de Milão, mas não foi aproveitado sendo emprestado para o Chievo, onde jogou por apenas 4 partidas, teve uma outra grande oportunidade quando o Ajax da Holanda, o contratou por empréstimo em 2009, neste ano, o meia sofreu uma lesão que o afastou por alguns meses. De volta a Inter de Milão em 2010 teve novamente um fraco rendimento, resultado: Voltou ao Brasil ainda emprestado pelo Inter de Milão, ao Paraná e Nacional de Patos. Em 2012 foi contratado pelo clube japonês Fujieda MYFC onde ficou por duas temporadas. Ainda passou por clubes de Andorra, EUA e Singapura. Em 2016 voltou para o Brasil, para atuar no Vila Nova-MG e Atualmente com 29 anos está jogando na Rússia, no Spartak Trnava.

 

Resultado de imagem para kenedy chelsea8 –  Kennedy: Esse é daqueles jogadores que tem ascensão meio que do nada. Revelado pelo Fluminense em 2013, autou durante 3 anos pelo clube carioca, quando foi vendido para o Chelsea, Atuou na primeira temporada 20 jogos e fez 2 gols. Já na temporada seguinte foi emprestado ao Watford (ING), onde realizou apenas 1 jogo. Ano passado voltou para o clube londrino e fez apenas dois jogos. Segue sua carreira no Chelsea, mais com muita incerteza se irá continuar por lá ou não.

 

 

Resultado de imagem para lucas piazon7 – Lucas Piazon: Revelado no São Paulo em 2011, Piazon foi contratado ainda no sub-18 pelo Chelsea com a promessa de que seria utilizado no time principal em breve. Após 13 jogos e 3 gols foi promovido ao time profissional, mas era foi apenas reserva no ano inteiro, Sendo pouco aproveitado, retornou ao sub-18, sub-19, sub-21, e foi emprestado ao Málaga (ESP), com 14 jogos e nenhum gol. Foi emprestado na temporada seguinte ao Vitesse (HOL) onde provavelmente foi seu melhor momento na Europa, em 31 jogos marcou 11 gols. No anos seguintes atou para o Frankfurt (ALE), Reading (ING) e atualmente com 23 anos está no Fulham (ING), na última temporada fez 6 gols em 33 partidas.

 

 

Resultado de imagem para lucas silva6 – Lucas Silva: Vendido pelo Cruzeiro ao Real Madrid como grande promessa em 2015, Lucas Silva não vingou no gigante espanhol, em uma temporada teve apenas 9 jogos. Na temporada seguinte foi emprestado ao Marseille (FRA), onde foi bem atualmente em 33 jogos. Mas em 2017 retornou ao clube que o projetou, quem sabe na esperança de reconquistar seu bom futebol no Brasil. Ainda pertence ao clube madrilenho, emprestado ao Cruzeiro, mas com certeza não foi a trajetoria que o volante esperava.

 

Resultado de imagem para gabigol5 – Gabigol: Tido como novo Neymar, desde sempre este espaço trata o jogador Gabigol, ex-Santos, como enganação midiática, espécie de produto de marketing, bem trabalhado, vendido com exageros de elogios. Fala-se que fora da campo o comportamento do atleta também não é dos melhores.Bem verdade que pelo Santos foi um ótimo jogador, não conquistou nenhum titulo de expressão, mas em 4 anos de profissional, marcou 56 gols. Contratado a peso de ouro pela Inter de Milão (que tem Kia Joorabchian como mercador), jogou apenas 16 minutos de 900, compreendidos em 19 jogos oficiais. Destas, em dez oportunidades sentou no banco de reservas, nove delas sem entrar um minuto sequer. Trabalhou na temporada com mais de 3 treinadores, e nenhum deles demonstrou no mínimo afetividade por ele. Na nova temporada, a uma especulação de que será emprestado para algum clube europeu para ganhar experiência, fato é que tem apenas uma temporada na Europa, temporada esse turbulenta, e torcemos para que não continue nessa linha, como vimos outros jogadores acima.

 

Resultado de imagem para gerson4 – Gerson: Como Kenedy, citado na lista acima, Gerson, foi um desses craques surgidos do nada, em menos de uma temporada atuando pelo Fluminense, o garoto de 21 anos foi contratado pela Roma, como o possível substituto de Totti. Porém em uma temporada jogou apenas 11 jogos e não marcou nenhum gol. Na temporada passada o técnico era Luciano Spalleti, esperamos que com o novo treinador do Roma, o italiano di Francesco, Gerson tenha mais oportunidades na equipe.

 

Resultado de imagem para ganso sevilla3 – Ganso: Cotado para ser o novo camisa 10 da geração, Ganso não rendeu o que se esperava na europa. Muitos diziam que seria melhor que Neymar, quando ambos estavam em ascensão no Santos, de 2009 até 2013, onde conquistaram muitos títulos. O tempo passou seu amigo foi para o Barcelona, e Ganso acabou sendo transferido para o São Paulo, em negociação polêmica, onde na época os santistas o chamavam de mercenário. Por lá, entre autos e baixos jogou durante 5 anos. Até ter sido vendido em 2016 para o Sevilla, com pedido especial do técnico Jorge Sampaoli. No meio da temporada, Sampaoli dava indícios de que não gostaria mais de contar com Ganso, e chegou a dizer que ele não tem gama, vontade quando está em campo.Atualmente com 27 anos e  com a ida de Sampaoli para a seleção Argentina, não sabemos se o novo técnico do Sevilla Eduardo Berizzo lhe dará oportunidades ou, se será negociado. Fato é que Ganso não rendeu o que se esperava.

 

Resultado de imagem para keirrison barcelona2 – Keirrisson: Revelado no Coritiba, com ascensão meteórica, o menino artilheiro e revelação do campeonato brasileiro pelo Palmeiras foi contratado pelo Barcelona por 15 milhões de euros, para ser o verdadeiro 9 da equipe blaugrana, porém rapidamente foi emprestado e nem sequer disputou uma partida pela equipe. O Barcelona emprestou Keirrison para o Benfica, Fiorentina, Santos e Cruzeiro, voltando em 2012 para a equipe do Coritiba, onde ficou por 4 anos em baixa, foi vendido para o Londrina, e em seguida o pequeno Arouca, de Portugal. Atualmente com 28 anos voltou para o Coxa para tentar retomar o seu bom futebol.

 

Resultado de imagem para pato milan1 – Alexandre Pato: Presente no título mundial de clubes conquistado pelo Internacional em 2006, Pato foi contratado pelo Milan em 2007, com status de craque da equipe, vestindo a camisa 7 do eterno Shevchenko. Com grandes atuações logo quando chegou a Itália, o atacante era considerado por alguns, uma das promessas do futebol mundial, que iria deslanchar com facilidade na Europa. Nesse período, Pato foi convocado pela seleção brasileira, e atuou em 28 jogos pelo Brasil. Na temporada 12/13, Pato teve problemas musculares, e seu rendimento no Milan despencou de uma forma que chegou a não ser relacionado para algumas partidas. Após um período de inatividade, o jogador foi contratado pelo Corinthians por 41 milhões de reais, onde decepcionou comissão técnica e torcedores do clube alvinegro. Em 2015, foi emprestado ao São Paulo, onde fez boas atuações durante o ano, onde chegou a ser especulado em clubes europeus. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Chelsea, mas teve apenas 2 jogos por lá, e 1 gol marcado, voltando para o Brasil, terminando o ano no tricolor do Morumbi. Recentemente foi para o Villarreal (ESP), onde já disputou 19 partidas pelo submarino amarelo, e marcou 6 gols com a camisa do clube. Mas preferiu ganhar milhões na china, atualmente, Pato está com 27 e joga pelo Tianjin Quanjian.