
Crédito: Montagem: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com
A SPFL 2017 (São Paulo Football League) chegou na fase de playoffs. Neste domingo, teremos os jogos da fase de Wildcard, e os vencedores se juntarão a Lusa Lions e Corinthians Steamrollers, os dois times que garantiram classificação direta para as semifinais, após terminarem na liderança de seus grupos.
LEIA MAIS:
A BFA CHEGOU! CONFIRA OS JOGOS DESTE FIM DE SEMANA
ATÉ NO FUTEBOL AMERICANO? PALMEIRAS VAI ÀS COMPRAS, E CONTRATA SETE JOGADORES DO CORINTHIANS
Neste domingo, os dois jogos do Wildcard acontecerão no CT Meninos da Vila, em Santos: às 10h00, o time da casa, o Santos Tsunami vai encarar o São Paulo Storm. Um pouco mais tarde, às 14h00, teremos o duelo entre Ponte Preta Gorilas e Jundiaí Ocelots.
Confira abaixo, as principais informações sobre cada um dos seis times que disputarão os playoffs da SPFL 2017:
NOME DA EQUIPE: Lusa Lions
ANO DE FUNDAÇÃO: 2005
TÍTULOS: Campeão da SPFL 2016
PRESIDENTE: Renato Afonso
HEAD COACH: Paulo Henrique Tidus
Atual campeão estadual e único time invicto dos playoffs. Esta é a Lusa Lions, que venceu os quatro jogos da temporada regular, e foi dona do melhor ataque (185 pontos marcados) e da melhor defesa (sofreu apenas 26 pontos). De fato, o time luso é o grande favorito para o título, mas é claro que a partir de agora, tudo muda: um vacilo dos atuais campeões pode custar o sonho do bicampeonato estadual. O time é equilibrado, não tem exatamente um jogador que roube a cena, mas é importante os adversários ficarem de olho no QB Catullo, e o WR Vinicius Seiya, armas importante do ataque rubro-verde. Já está classificado para as semifinais e agora aguarda um dos vencedores do Wildcard.
DESTAQUE DA LUSA LIONS: Vinicius Seiya (WR)
NOME COMPLETO: Vinicius Elias de Souza
IDADE: 21 anos
TEMPO DE CLUBE: Desde 2010
NOME DA EQUIPE: Corinthians Steamrollers
ANO DE FUNDAÇÃO: 2006
TÍTULOS: Campeão Latino Americano (2014), Bicampeão Brasileiro (Torneios Touchdown 2011 e 2012), Tetracampeão Paulista (2011, 2012, 2013 e 2014)
PRESIDENTE: Ricardo Trigo
HEAD COACH: Vinicius Menezes
Uma das equipes mais tradicionais do estado, o Corinthians Steamrollers terminou a temporada regular da SPFL 2017 na liderança do Grupo B. Mas, a classificação só veio na última partida, contra o rival São Paulo Storm, após ter sofrido uma derrota inesperada para o Diadema UD. Ainda assim, vitória em cima da “Tempestade Azul”, e vaga nas semifinais assegurada. Porém, o time terá alguns desfalques para o restante da SPFL, entre eles, o grande destaque do time na competição até o momento, o RB Branco Meneses, que foi contratado pelo Palmeiras Locomotives, assim como mais seis jogadores do elenco do Timão. Mas, o time ainda conta com bons jogadores no elenco, como o QB Matheus Torres.
DESTAQUE DO CORINTHIANS STEAMROLLERS: Matheus Torres (QB)
NOME COMPLETO: Matheus Torres
IDADE: 21 anos
TEMPO DE CLUBE: Desde 2010
NOME DA EQUIPE: São Paulo Storm
ANO DE FUNDAÇÃO: 2006
TÍTULOS: Pentacampeão Paulista (2010, 2012, 2013, 2014 e 2015)
PRESIDENTE: Helton Generoso
HEAD COACH: Richard Bachand
A Tempestade Azul chegou a fase final da SPFL 2017. O time terminou a temporada regular na segunda colocação do Grupo B, empatado no número de vitórias com o rival Corinthians Steamrollers, mas por conta da derrota no confronto direto (a unica do Storm na competição), não conseguiu se classificar diretamente para as semifinais. Ainda assim, a “Tempestade” terminou a primeira fase com o melhor ataque e melhor defesa do seu grupo. O time vai encarar neste domingo pelo Wildcard, o Santos Tsunami, terceiro colocado do Grupo A. Um dos destaques do São Paulo Storm é o RB Alan Giamas, que tem dado muito trabalho as defesas adversárias.
DESTAQUE DO SÃO PAULO STORM: Alan Giamas (RB)
NOME COMPLETO: Alan de Aguiar Giamas
IDADE: 30 anos
TEMPO DE CLUBE: 7 anos
NOME DA EQUIPE: Santos Tsunami
ANO DE FUNDAÇÃO: 2009
PRESIDENTE: Antonio Soares
HEAD COACH: Elimar Filho
Durante a temporada regular, o Santos Tsunami teve altos e baixos: enquanto sofreu diante dos poderosos ataques de Lusa Lions e Ponte Preta Gorilas, fez ótimas partidas diante de Mooca Destroyers e São Caetano Blue Birds. Ainda assim, é inegável que o time da baixada santista evoluiu, e tem condições de aprontar para cima do São Paulo Storm, adversário deste domingo na fase de Wildcard. Uma curiosidade sobre a campanha da equipe alvinegra no Grupo A, foi que o time fez mais pontos e também sofreu mais pontos que qualquer um dos times do Grupo B. O destaque do time é o QB Carduz, um dos principais responsáveis pela força do ataque santista.
DESTAQUE DO SANTOS TSUNAMI: Carduz (QB)
NOME COMPLETO: Renan Guedes Carduz
IDADE: 18 anos
TEMPO DE CLUBE: Desde 2013
NOME DA EQUIPE: Ponte Preta Gorilas
ANO DE FUNDAÇÃO: 2015
PRESIDENTE: Felipe Mouco
HEAD COACH: Rafael Romanini
Depois de ter feito uma ótima campanha na Liga Nacional no ano passado, a Ponte Preta Gorilas tinha um grande desafio: mostrar para os rivais paulistas que estava pronto para brigar pelo título estadual. E com certeza a equipe conseguiu deixar claro isso, e com uma ataque arrasador, só foi derrotado pela Lusa Lions durante a temporada regular. O time de Campinas marcou 152 pontos, mais que o dobro do que o Storm, time com o melhor ataque do Grupo B e quarto melhor ataque da competição até o momento. Agora, o Gorilas tem a grande chance de surpreender os demais rivais e quem sabe, chegar a sonhada final do estadual. Mas para isso, terá que dar o primeiro passo neste domingo: vencer o Jundiaí Ocelots. O grande destaque do poderoso ataque ponte pretano, é o WR Klaus, autor de nada menos do que oito touchdowns durante a temporada regular.
DESTAQUE DA PONTE PRETA GORILAS: “King” Klaus (WR)
NOME COMPLETO: Klaus Fracadosso Pais
IDADE: 24 anos
TEMPO DE CLUBE: Desde 2017
NOME DA EQUIPE: Jundiaí Ocelots
FUNDAÇÃO: 2011
TÍTULOS: Bicampeão Taça Nove de Julho (2014 e 2016)
PRESIDENTE: Guilherme Lourenço
HEAD COACH: Arthur Montagnoli
Em sua primeira participação na SPFL, o Jundiaí Ocelots já logo deixou claro a que veio: a equipe garantiu sua presença nos playoffs, e agora, terá um desfaio ainda maior, que é suportar a força do ataque da Ponte Preta Gorilas no Wildcard e garantir presença nas semifinais. Com duas vitórias e duas derrotas na temporada regular, o time do interior paulista segue se preparando para a Liga Nacional, a grande competição para a equipe neste ano, mas estará de olho em qualquer vacilo dos adversários para surpreender. Um dos destaques do Ocelots é o QB Esdras, que pode ser peça chave no futuro do time de Jundiaí na SPFL.
DESTAQUE DO JUNDIAÍ OCELOTS: Esdras (QB)
NOME COMPLETO: Esdras Zanata Alves Pinheiro
IDADE: 28 anos
TEMPO DE CLUBE: Desde 2011
WILDCARD DO TROFÉU LANDMARK SPFL 2017:
02 de julho, às 10h00: São Paulo Storm x Santos Tsunami – CT Meninos da Vila, Santos/SP
02 de julho, às 14h00: Ponte Preta Gorilas x Jundiaí Ocelots – CT Meninos da Vila, Santos/SP