Endurance: Yamaha domina e vence a 40ª edição das 8 Horas de Suzuka

Publicado às

Vocação jornalística e esportiva desde a infância. Colaborador desde 2015 com matérias/artigos, principalmente nas coberturas do automobilismo, futebol americano e esportes eletrônicos.

A Yamaha não deu chances para as adversárias Honda e Kawasaki e dominou a 40ª edição do endurance das 8 Horas de Suzuka, chancelado pela FIM.

A Yamaha venceu com amplo domínio a 40ª edição do endurance das 8 Horas de Suzuka, corrida que começou a disputada às 6h deste domingo, pelo horário de Brasília. Assim como nas edições recentes, a corrida começou no final de tarde e atravessou a madrugada, com autódromo lotado.

A corrida começou muito movimentada, com o piloto Yoshimura Suzuki sendo rapidamente eliminado da prova logo na largada, ao perder o controle da moto. Segundos depois, foi a vez de Takuya Tsuda também ficar de fora.

Na 4ª volta, o piloto Alex Lowes (Yamaha) estabeleceu o novo recorde da corrida, alcançando 2:07.402 na volta mais rápida vista em 40 anos de endurance no Japão. O domínio foi sendo ampliado de forma lenta, mas constante.

Após 4h de disputa, A Yamaha liderava a corrida com 2 minutos de vantagem sobre a FCC TSR Honda, que era seguida pela Kawasaki Green, na briga pela P2. Foi o momento pelo qual a corrida ficou mais sob controle e estabilidade.

Após mais 2h de corrida, eram 163 voltas percorridas, e a diferença entre Yamaha e FCC TSR Honda mantinha-se a mesma, provando que um erro de qualquer um dos pilotos poderia ser fatal. Neste momento, a Honda já havia distanciado-se de Kawasaki.

Nas voltas finais, a distância do líder sobre os demais acabou aumentando, e não teve mais jeito. Vitória da Yamaha na linha de chegada, cruzada pelo piloto Mark Lowes, seguido pela Honda (P2) e Kawasaki (P3).