Futebol

Relembre os jogos inesquecíveis entre Atlético-PR e Santos

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Marcos Guilherme

Crédito: Foto: Marco Oliveira/ Site Oficial do Atlético-PR

Duelo desta quarta-feira (5) pela Libertadores reedita confronto de 1968, válido pelo Troféu Roberto Gomes Pedrosa, até hoje o melhor público registrado no Durival Britto.

Leia mais:
Atlético-PR X Santos: saiba como assistir ao jogo ao vivo na TV

Naquela oportunidade, na disputa do torneio nacional da época, o Furacão derrotou o Peixe, por 3 a 2. Debilitado por causa de uma gripe, Pelé não entrou em campo na Vila Capanema mas o golaço anotado pelo atleticano Madureira foi digno do Rei.

O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu em 1926, com o amistoso disputado no campo do Atlético, em Curitiba. Vitória do Santos, por 3 a 1, com dois gols de Camarão. Desde então, foram 53 jogos, com 24 vitórias santistas, 15 vitórias atleticanas e 14 empates.

No histórico mais recente, algumas partidas válidas pelo Brasileirão merecem destaque. Em 1999, goleada atleticana na Arena por 3 a 0, com gols de Kelly, Lucas e Vanin. Em 2005, também em Curitiba, jogo emocionante e empate em 3 a 3. Ricardinho marcou os três gols santistas, sendo dois em cobranças de falta. Já em 2011, o dono do jogo no Pacaembu foi Neymar, autor dos quatro gols do Peixe na goleada por 4 a 1. Em 2015, Geuvânio e Gabriel marcaram duas vezes para o Alvi-Negro na maior goleada do confronto, na Vila Belmiro, por 5 a 1.

Em 2005, no único encontro dos dois times brasileiros até hoje na Libertadores, o Rubro-Negro levou a melhor. No confronto válido pelas quartas-de-final do torneio continental, foram duas vitórias da equipe paranaense. Em Curitiba, a expulsão de Alan Bahia ainda no primeiro tempo não impediu o triunfo atleticano por 3 a 2, enquanto na Baixada Santista, o atacante Aloísio marcou os únicos gols da partida que acabou 2 a 0 para o Furacão.