Futebol

Emergentes: jogadores que merecem uma chance na seleção

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: Facebook Confederação Brasileira de Futebol

O técnico Tite arrumou a casa na seleção brasileira. Assumiu a equipe ameaçada de ficar de fora da Copa do Mundo e em oito jogos, colocou o Brasil na Rússia. Aplicou ao time o seu estilo de jogo, valorizando a troca rápida de passes, a compactação e recomposição, além de primor técnico e marcação sob pressão. Deu certo e as seleção brasileira voltou a apresentar um futebol capaz de figurar entre as favoritas para a conquista da próxima Copa do Mundo. Alguns jogadores tem presença garantida na Copa. Neymar, Gabriel Jesus, Dani Alves, Marcelo, Renato Augusto, Willian, Philipe Coutinho e Casemiro são unanimidades. Nas outras posições, porém, as disputas estão abertas e a boa fase de alguns jogadores deve colocar dúvidas na cabeça do comandante.

Leia mais:
Tite explica por que demorou tanto a convocar Diego Alves
Vanderlei sonha com seleção e confessa inspiração por ídolo do tetra
Fabinho, do Monaco, revela “carinho especial” por dois clubes brasileiros

No gol, o titular Alisson vem de boas atuações com a 1 da amarelinha, mas pesa contra o fato de ser reserva na Roma. Diego Alves, sempre firme no Valência, é o favorito da torcida para defender a meta brasileira. Vanderlei, que vem de excelentes atuações no Santos, também pede por oportunidade na seleção. Ederson, do Benfica e que vem sendo convocado por Tite, também tem apelo do público por uma chance entre os titulares.

Dani Alves é titular absoluto na lateral direita, mas seu reserva ainda é uma incógnita. Tite deve testar três nomes nos próximos jogos até a definição da lista que vai à Rússia: Fabinho, do Mônaco-FRA, Danilo, atualmente no Real Madrid mas que deve se transferir para a Juventus e Fagner, do Corinthians. Os três já foram convocados por Tite, mas pouco atuaram.

No meio-campo é que surgem as maiores dúvidas. Mesmo com Casemiro, Renato Augusto e Philipe Coutinho com vagas praticamente garantidas, há chances de novidades nas próximas convocações – e na lista da Copa. Diego, que vem de ótimas atuações pelo Flamengo, começa a ganhar o apoio da torcida para que volte à seleção. Rafinha, do Barcelona, é outro nome que pode receber chances no time de Tite nos próximos jogos. Outro jogador que pode pintar na seleção em breve é Rodriguinho, destaque do time do Corinthians, líder do campeonato brasileiro. Willian Arão, do Flamengo, Ramiro, do Grêmio, e Everton Ribeiro, que começou bem a trajetória no Flamengo, são outros nomes que podem aparecer nos próximos jogos da canarinho.

No ataque há outros leque de opções para Tite. Taison foi bem contra a Austrália e deve receber mais oportunidades. Douglas Costa, recuperado dos problemas clínicos, também receberá de Tite a chance de mostrar seu valor. Luan, do Grêmio, que é considerado por muitos o melhor jogador em atividade no Brasil e tem a credencial de ter sido um dos destaques da seleção campeã olímpica em 2016, aparece com boas chances de convocação. Não será surpresa se Vinícius Júnior, joia do Flamengo, for convocado por Tite. Diego Souza, do Sport, que já vem sendo convocado, deve continuar sendo chamado, pelo menos para os próximos jogos.

A próxima convocação deve ocorrer ainda em julho, no máximo na primeira semana de agosto, mês em que a seleção enfrenta a Colômbia e o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Os jogos servirão para Tite observar os jogadores e testar opções, já que o Brasil assegurou participação na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.