Novatos invadem testes coletivos da Fórmula 1

Publicado às

Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Charles Leclerc andará com a Ferrari em Hungaroring. (Foto: FIA Formula 2)

A Fórmula 1 realiza a partir desta terça-feira (1º) dois dias de testes coletivos no circuito de Hungaroring, local que recebeu no domingo passado o Grande Prêmio da Hungria. As atividades de pista terão como atração, além da presença de Robert Kubica, a participação de 12 pilotos considerados futuras promessas do grid da principal categoria do automobilismo mundial.

Com a imposição feita pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes precisam obrigatoriamente dedicar dois dias dos testes realizados durante a temporada para pilotos novatos, com no máximo dois Grandes Prêmios disputados na carreira. Assim, os dois dias em Hungaroring serão repletos de nomes que vislumbram chegar à Fórmula 1.

Force India e Sauber testarão apenas com pilotos que nunca disputaram GPs. Os indianos revezarão nos dois dias Nikita Mazepin, piloto de desenvolvimento do time, e Lucas Auer, atual integrante do grid do DTM. Já a Sauber terá Gustav Malja e Nobuharu Matsushita, atuais pilotos do grid da Fórmula 2, antiga GP2.

O líder da temporada deste ano da Fórmula 2 também testará em Hungaroring. Charles Leclerc foi escolhido pela Ferrari para participar da sessão desta terça-feira. O atual campeão da categoria de acesso e participante regular da Super Fórmula Japonesa, Pierre Gasly testará com a Red Bull. A Williams escalou Luca Ghiotto, italiano que fará seu primeiro teste em um carro de Fórmula 1,

A Fórmula 2 terá ainda outros dois pilotos de seu atual grid nas atividades marcadas para Hungaroring. A Toro Rosso terá o indonésio Sean Gelael em seu carro na terça-feira, e não informou quem andará na quarta. Já a Renault convocou Nicholas Latifi para a terça, ao passo que terá Robert Kubica, afastado da Fórmula 1 desde 2011, na quarta.

Pilotos de categorias abaixo da Fórmula 2 também estarão na pista. Líder do campeonato da GP3, o inglês George Russell pilotará nos dois dias pela Mercedes. Da mesma categoria, Santino Ferrucci será o responsável por andar com a Haas. O mais novo piloto dos testes, porém, é Lando Norris, inglês que conduzirá a McLaren.

Confira quem andará em cada um dos dias de testes da F1:

Mercedes
Terça: George Russell
Quarta: George Russell

Red Bull
Terça: Max Verstappen
Quarta: Pierre Gasly

Ferrari
Terça: Charles Leclerc
Quarta: Kimi Räikkönen/Sebastian Vettel

Force India
Terça: Nikita Mazepin/Lucas Auer
Quarta: Lucas Auer/Nikita Mazepin

Williams
Terça: Lance Stroll
Quarta: Luca Ghiotto

McLaren
Terça: Stoffel Vandoorne
Quarta: Lando Norris

Toro Rosso
Terça: Sean Gelael
Quarta: a definir

Haas
Terça: Santino Ferrucci
Quarta: Santino Ferrucci

Renault
Terça: Nicholas Latifi
Quarta: Robert Kubica

Sauber
Terça: Gustav Malja
Quarta: Nobuharu Matsushita

Foto: FIA Formula 2