Futebol

Vantagem do Corinthians na 11ª rodada é a maior já conquistada

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: Facebook Oficial SC Corinthians Paulista

Com 29 pontos – sete a mais que o segundo colocado, o Grêmio – o domínio do Corinthians no Campeonato Brasileiro fica mais evidente quando comparado a outras edições da competição. Desde 2003, quando a disputa passou a ser em pontos corridos, nunca uma equipe abriu tamanha vantagem ainda na 11ª rodada.

Leia mais:
Os cinco anos do título invicto do Corinthians na Libertadores
Liberta 5 anos: jogadores da época relembram título do Corinthians nas redes sociais; confira
6 atletas que foram campeões da Libertadores pelo Corinthians e você não se lembrava

Até então, em duas oportunidades, a maior vantagem conquistada havia sido de cinco pontos, em 2008 e 2014.

Em 2008, o Flamengo era o líder após 11 rodadas, com 26 pontos, cinco a mais que o Cruzeiro. O campeão acabou sendo o São Paulo. Os mineiros terminaram em terceiro, enquanto os cariocas em quinto.

Já em 2014, o Cruzeiro tinha 25 pontos a essa altura da competição e caminhava a passos largos para o título, tendo como seu principal perseguidor o Corinthians, com 20. Naquele ano, a equipe de Belo Horizonte acabou campeã com 80 pontos, 10 a mais que o São Paulo, vice.

Mesmo em 2003, ano em que o Cruzeiro conquistou o título com inacreditáveis 100 pontos, o time mineiro tinha apenas dois pontos de vantagem sobre o Internacional, o segundo colocado, após 11 rodadas -24 a 22. É importante recordar que naquele ano eram 24 clubes na competição. A partir de 2004 passaram a ser apenas 20 equipes.

A soma de pontos do Corinthians em 2017 também é a maior já obtida por uma equipe até a 11 ª rodada. Apenas o Flamengo com 26, em 2014, chegou mais perto.

INVENCIBILIDADE

Sem perder há 25 jogos, o Corinthians já ostenta a quinta maior série invicta de sua história. Caso não seja superado pela Ponte Preta, no próximo sábado (9), em Itaquera, igualará a marca de 2015, ano em que conquistou o hexacampeonato brasileiro. A maior sequência sem derrotas foi registrada em 1957, quando o time paulista ficou 37 jogos invicto.