Neste sábado (5), faz um ano do início das Olimpíadas Rio 2016. Um dos maiores eventos do esporte foi sediado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e foi marcado por conquistas inéditas, quebra de tabus e pela aposentadoria de grandes nomes do esporte mundial. Montamos uma lista dos cinco atletas que fizeram história e participaram de seus últimos Jogos Olímpicos no Rio.
- Michael Phelps
O nadador, que bateu 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro em uma única edição das Olimpíadas (em Pequim, 2008, ganhou oito medalhas douradas), conquistou cinco ouros nas seis provas em que disputou no Rio. O melhor atleta de todos os tempos da modalidade encerrou a carreira com 28 medalhas olímpicas, sendo 23 de ouro.
- Usain Bolt
O homem mais rápido do mundo anunciou que os Jogos do Rio seriam os últimos de sua carreira. O atleta de 30 anos é o único da história do atletismo a ser tricampeão em duas modalidades (100 m e 200 m rasos) e bicampeão de maneira consecutiva do revezamento 4 x 100 metros. No Rio, conquistou três medalhas de ouro nas três provas que disputou.
- Serginho
O líbero da seleção brasileira de vôlei já havia se aposentado ao final das Olimpíadas de 2012, mas voltou atrás e resolveu se despedir das quadras em solo brasileiro. É o único jogador de vôlei da história a disputar quatro finais consecutivas da modalidade em Jogos Olímpicos (de 2004, em Atenas, a 2016, no Rio de Janeiro). Finalizou a carreira com mais uma medalha de ouro.
- Formiga
A esportista, que foi a única a disputar todas as edições em que o futebol feminino esteve presente, de 1996 a 2016, conquistou duas medalhas nos seis Jogos que disputou, todas de prata. Nas Olimpíadas do Rio, terminou em quarto lugar.
- Fabiana Murer
A atleta, duas vezes campeã mundial de salto com vara e eleita, em 2014, a número 1 do ranking da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), participou de três Olimpíadas. No Rio, teve um resultado muito aquém do esperado. Logo após anunciar a aposentadoria, assumiu o cargo na direção de seu clube para ajudar a desenvolver a modalidade no Brasil.