Atlético-PR vence o Vasco pela primeira vez com mando vascaíno

A vitória do Atlético-PR na noite de hoje (31 de julho) sobre o Vasco, em Volta Redonda, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão, não foi importante apenas para tirar o Furacão da Zona de Rebaixamento. O triunfo paranaense foi o primeiro sobre o time cruzmaltino com mando do clube carioca.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Rafael Ribeiro/Estadão Conteúdo

LEIA MAIS
ATLÉTICO-PR QUEBRA JEJUM E CONSEGUE RESULTADO IMPORTANTÍSSIMO CONTRA O VASCO
VASCO X ATLÉTICO-PR: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA

O jogo dessa noite foi o vigésimo encontro entre as duas equipes com mando do Vasco. Nos dezenove anteriores, foram catorze vitórias vascaínas e cinco empates.

Outro dado curioso está no fato do Atlético-PR marcar um gol no Vasco. Isso não acontecia desde 2011, na derrota do Furacão por 2×1 para o time cruzmaltino. De lá para cá, foram dois jogos: empate em 0x0 no Brasileirão de 2013 e triunfo carioca por 2×0 no campeonato nacional de 2015.

Em competições eliminatórias, a vantagem no confronto histórico também é do Vasco. Na Copa do Brasil de 2011, com dois empates, o time carioca avançou – em São Januário, a partida foi 1×1. Na mesma competição, mas em 1997, a única vez em que o Atlético avançou sobre o adversário – mesmo com a vitória vascaína no Rio de Janeiro por 4×3.

Já na Copa Sul-Americana de 2007, duas vitórias do Vasco – na partida realizada em São Januário, a partida acabou 2×0.

Também cabe relembrar a ótima sequência obtida pelo Vasco entre os anos de 2001 e 2007. Nos sete jogos, sete vitórias cruzmaltinas atuando em casa – incluindo um 4×0 em 2001.

O primeiro duelo entre as duas equipes no Rio de Janeiro aconteceu no Brasileirão de 1977 – empate em 0x0. Toda essa longa invencibilidade foi pelos ares com o gol de Ribamar e a vitória do Atlético-PR em Volta Redonda.