Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Bayern e Borussia Dortmund disputam a glória de ser o maior campeão da Supercopa da Alemanha

Bayern e Borussia Dortmund abrem a temporada do futebol alemão nesse sábado (05), às 15h30 (horário de Brasília), ao decidir a Supercopa da Alemanha. A disputa já conta com um ingrediente especial. O campeão se tornará o maior vencedor da competição.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Guenter Schiffmann/AFP

LEIA MAIS
VEJA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO BORUSSIA DORTMUND PARA A FINAL DA SUPERCOPA CONTRA O BAYERN DE MUNIQUE
RIBÉRY SAI CARREGADO EM DERROTA DO BAYERN PARA A INTER; VEJA HISTÓRICO DE LESÕES
RETROSPECTO: VEJA OS NÚMEROS DE BORUSSIA DORTMUND X BAYERN DE MUNIQUE
RELEMBRE JOGOS ÉPICOS ENTRE BORUSSIA DORTMUND E BAYERN

Bayern e Borussia Dortmund já venceram a Supercopa da Alemanha em cinco oportunidades. Confira abaixo o ano de cada uma das conquistas dos dois gigantes alemães:

Bayern: 1987, 1990, 2010, 2012 e 2016
Borussia: 1989, 1995, 1996, 2013 e 2014

Os números saltam ainda mais aos olhos ao vermos que as competições alemãs não são das mais disputadas. Embora Bayern e Borussia Dortmund despontem nos últimos anos sempre como candidatos ao título, os números são muito favoráveis aos bávaros.

Na Bundesliga, o Bayern possui incríveis vinte e sete títulos, contra oito do Borussia Dortmund – que está atrás do Nuremberg, atualmente na segunda divisão nacional, com nove. Já a DFB-Pokal (a Copa da Alemanha) oos bávaros venceram dezoito vezes, contra “apenas” quatro do escrete aurinegro.

Será a quinta vez que Bayern e Borussia Dortmund se enfrentarão na Supercopa da Alemanha nas últimas seis edições do torneio. Tal fato mostra a força e a importância das equipes no cenário do futebol alemão, sobretudo nos últimos tempos.

O Borussia Dortmund contará com um trunfo extra amanhã: o jogo será realizado no Signal Iduna Park (antigo Westfalenstadion). O estádio é a casa aurinegra e é mundialmente conhecida pela Muralha Amarela. O ambiente será todo favorável aos borussianos.

O estádio foi sede de três das últimas quatro edições da Supercopa, todas entre Bayern e Borussia Dortmund. O time da casa leva a vantagem: duas vitórias (2013 e 2014), contra uma dos bávaros (2016).

Também convém lembrar que, surgida em 1987, a Supercopa da Alemanha não foi disputada entre 1997 e 2009. Em alguns anos, foram jogadas partidas extraoficiais entre o campeão da Bundesliga e da DFB-Pokal. Até nisso Bayern e Borussia Dortmund empatam: os bávaros venceram o Hamburgo em 1983, enquanto o Borussia passou por cima do próprio Bayern em 2008.