Troféu Joan Gamper já teve a presença de brasileiros dez vezes; relembre títulos e goleadas

A Chapecoense viaja para a Espanha para enfrentar o Barcelona nessa segunda (07), no Camp Nou. O jogo é válido para o Troféu Joan Gamper, competição amistosa jogada anualmente desde 1966 e que já teve a presença de clubes brasileiros em dez oportunidades.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Internacional.com.br/Reprodução

LEIA MAIS
CHAPECOENSE CONFIRMA DATA PARA RETORNO DE ALAN RUSCHEL AOS GRAMADOS
CHAPECOENSE É CONVIDADA PELO BARCELONA PARA DISPUTA DE TORNEIO DE PRÉ-TEMPORADA
BARCELONA VENCE A SAMPDORIA COM DIREITO A GOLAÇO DE MESSI; VEJA OS GOLS

O convite para a Chapecoense foi feito pelo próprio Barcelona, dias depois do acidente aéreo que vitimou a delegação catarinense que viajava para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016 ante o Atlético Nacional de Medellín, na Colômbia.

O clube catalão afirmou, em nota oficial, que “quer colaborar com a reconstrução institucional e esportiva do clube e ajudá-lo a recuperar o nível competitivo que tinha”.

O torneio amistoso foi disputado até a edição de 1996 por quatro equipes, com semifinais e final. A partir de 1997, para poupar datas, o Troféu Joan Gamper passou a ser disputado em jogo único, por duas equipes.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Cabe, por exemplo, a um clube brasileiro a honra de ser o único campeão não-europeu do torneio. Dois times do país já participaram de três edições – recorde do Brasil. A Chapecoense é apenas o sexto time nacional a jogar a competição. A história brasileira também guarda uma imensa (e recente) vergonha.

No quadro abaixo, relembre as dez participações brasileiras no Troféu Joan Gamper por ordem cronológica: